Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Gastronomia

Peixes com ervas e especiarias: capriche na refeição de Páscoa

A tradição sugere o consumo de carne branca como prato principal para a semana e a sexta-feira santa, feriado cristão que antecede a Páscoa. Rico em proteína, Ômega 3 e outros nutrientes, o pescado precisa contar com detalhes essenciais no preparo para fazer sucesso na comemoração de Páscoa: os temperos. As ervas e especiarias realçam o sabor característico do peixe e transportam seus aromas e paladar próprios para o cardápio especial da festividade.

Peixes que possuem sabores acentuados são mais indicados com temperos leves, como a salsa e o alecrim. Já os temperos com maior picância, como a pimenta calabresa, têm presença cativa em preparos de pescados com sabores mais suaves, contrapondo e balanceando os pratos. Marca da General Mills, a Kitano mergulha no vasto repertório de temperos naturais para trazer receitas ricas em sabores para essa data tão especial.

Tilápia com pimenta calabresa

A tilápia é um peixe de água doce suculento e ótimo para ser preparado com diversos temperos misturados para elevar seu sabor. Nesta receita de tilápia assada, é importante que os temperos sejam levados ao forno junto com o peixe para aproveitar toda a essência. A pimenta calabresa traz um sabor especial à tilápia assada, afinal essa pimenta é o resultado do processo natural de desidratação da pimenta dedo-de-moça. Confira a receita da tilápia.

Foto: Divulgação

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 3 pessoas
 

Ingredientes:

● 2 tilápias médias

● 2 batatas grandes em rodelas

● Pimenta calabresa Kitano a gosto

● 2 pimentões vermelho em rodelas

● 1 cebola em rodelas

● 2 tomates em rodelas

● 2 limões

● 4 dentes de alho picado

● 3 colheres de salsa Kitano

● 1 xícara de chá de azeite

● Alecrim Kitano a gosto

● Sal a gosto
 

Preparo: Primeiramente, limpe bem os filés de tilápia. Use um recipiente e adicione o suco dos limões, todos os temperos, sal e alho. Misture. Insira os filés no recipiente para pegar bem o sabor da mistura. Pequenos furinhos com garfo ou faca no peixe facilitam a penetração do tempero. É importante deixar na geladeira marinando por 1 hora. Depois vire o peixe e deixe pelo mesmo período. Conselho: cozinhe as batatas até ficar al dente. Antes de colocar o peixe para assar na forma, forre a forma com papel alumínio. A batata servirá como base para o peixe não pegar diretamente no papel alumínio. Espalhe azeite na forma antes de colocar a batata. Despeje o pimentão, cebola e tomate por cima do peixe. Aproveite o tempero que sobrou no recipiente e banhe o peixe. A tilápia deve ser assada coberta por papel alumínio no forno a 180 C por cerca de 40 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe assar por mais 25 minutos.
 

Salmão com Chutney de Manga

O salmão é um peixe tão saboroso que pode ser comido cru, mas a receita para a semana da Páscoa traz o peixe assado com temperos que têm um paladar forte, como o curry. O curry é um mix de ervas secas e moídas que, misturadas, potencializam o sabor de qualquer receita!

Foto: Divulgação

empo de preparo: 1h25
Rendimento: 4 porções
 

Ingredientes:

● 1 kg de filé de salmão inteiro

● 1 colher (sopa) de manteiga

● 1 colher (chá) de sal

● 2 colheres (chá) de alho granulado Kitano

● 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída Kitano

● 2 colheres (sopa) de manteiga

● 1 cebola média picada

● 2 dentes de alho amassados

● 1 manga Haden madura picada

● 1 maçã verde pequena picada

● 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo

● 1 colher (chá) de gengibre moído Kitano

● 1 colher (chá) de curry Kitano

● 2 colheres (sopa) de uvas passas sem sementes

● 1 colher (chá) de vinagre branco
 

Preparo do chutney de manga: Em uma panela grande, aqueça a manteiga em fogo médio. Junte a cebola e o alho e refogue por 2 minutos. Adicione a manga, a maçã, o açúcar, o gengibre e o curry Kitano e as passas. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos ou até formar uma geléia, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Retire do fogo, junte o vinagre, misture. Tampe a panela e deixe esfriar.
 

Preparo do Peixe: Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Em uma tigela, misture a manteiga, o sal, o alho granulado e a pimenta-do-reino preta moída Kitano até ficar pastoso. Reserve. Coloque o filé de salmão em uma assadeira e espalhe a pasta sobre o filé. Leve ao forno por 25 minutos ou até dourar levemente. Sirva com o chutney.
 

Bacalhau Cremoso com Molho Branco e Alecrim

Super tradicional nos festejos da Semana Santa, o bacalhau é capaz de ir muito além da receita clássica que acompanha batata e pimentão. Uma curiosidade: bacalhau não é um peixe. Bacalhau é o processo de salga e secura do peixe. O fato de comprarmos o peixe já salgado requer maior atenção na hora do manuseio e quantidade dos ingredientes. Agora voltando ao tema “receita de Pàscoa”, que tal surpreender preparando o bacalhau com a cremosidade do molho branco e o tempero adocicado e único do alecrim?

Imagem: Divulgação

Tempo de preparo: 50 min
Rendimento: 6 porções
 

Ingredientes:

● 1 kg de bacalhau dessalgado

● 4 colheres (sopa) de manteiga

● 2 cebolas médias cortadas em rodelas finas

● 1 colher (chá) de alecrim Kitano

● 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

● 2 xícaras (chá) de leite

● Meia xícara (chá) de creme de leite

● Meia colher (chá) de sal

● 1 colher (café) de pimenta-do-reino preta moída Kitano
 

Ingredientes para polvilhar:

● 3 colheres (sopa) de farinha de rosca

● Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado

● 1 colher (chá) de alecrim Kitano
 

Preparo: Desfie o bacalhau dessalgado em lascas grandes. Reserve. Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure as cebolas rapidamente, junte o alecrim Kitano, retire do fogo e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga restante, polvilhe a farinha e misture até formar uma pasta, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre até obter um molho cremoso. Acrescente o creme de leite, o sal, a pimenta-do-reino preta Kitano e misture. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Em um refratário, distribua camadas alternadas de bacalhau, azeite, cebolas com alecrim e creme. A última camada deverá ser de creme. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha de rosca, o queijo, o alecrim e polvilhe sobre o creme. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar a superfície. Sirva em seguida.
 

Linguado Grelhado com Alho e Alecrim

O filé de linguado tem sabor suave com textura macia e é bem receptivo à presença de temperos para redobrar seu paladar. O alho e o alecrim são ótimos para essa receita, porque ampliam o gosto do filé sem carregar no tempero, dando um aroma e visual refinado ao prato.

Tempo de preparo: 30 min

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

● 500g de filé de linguado (ou outro peixe de sabor suave)

● Meia colher (chá) de sal

● 2 dentes de alho grande amassado

● 1 dúzia de tomates cereja cortados ao meio com pouca semente

● 3 colheres (sopa) de azeite

● 1 colher (chá) de alecrim Kitano

Preparo: Em uma tigela, tempere o peixe com o sal, o alho e metade do azeite. Reserve. Aqueça uma frigideira em fogo médio e doure os filés de peixe aos poucos. Reserve em local aquecido. Aqueça o restante do azeite em fogo médio e doure os tomates. Acrescente os filés reservados, junte o alecrim e misture delicadamente. Sirva em seguida.
 

Acesse o site da Kitano para conferir mais receitas.

Share this content: