História do Hambúrguer no mundo e chegada ao Brasil

Único jornal diário gratuito no metrô

Dia 28 de Maio é comemorado o dia mundial do Hambúrguer e no Brasil esse dia é levado bem a sério. Quem não gosta de um bom hambúrguer? Seja o tradicional ou até mesmo o Vegano, o prato é um sucesso no mundo. Embora muitos pensem que o hambúrguer tenha sido inventado nos Estados Unidos, na verdade surgiu na Alemanha por volta do século 17 quando a europa estava sendo invadida pelas tribos Tártaros em que os guerreiros tinham o costume de moer carne ruim para ficar mais saborosa. 

 Com o passar dos anos os Alemães adquiriram o mesmo hábito e criaram o que era chamado de ”Hamburg Steak” (Bife de Hamburgo), porém com carnes de melhor qualidade. Com o sucesso na Alemanha, logo o bife de hamburgo chegou aos Estados Unidos e em 10904, na feira mundial de Saint Louis, capital de Missouri, foi apresentada oficialmente esta iguaria ao público americano, que tornaria-se depois um símbolo do país e um dos pratos mais populares do mundo. 

 No Brasil, o hambúrguer só chegou oficialmente em 1952 com a inauguração da primeira lanchonete da rede Bob’s no país, fundada pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon) no Rio de Janeiro e não demorou para que outras unidades se espalhassem por todo o Brasil liderando o mercado por alguns anos até a chegada do Mcdonald’s em 1979, importante difusora do prato no país e no mundo. 

 Com o passar dos anos, outras empresas internacionais se estabeleceram no Brasil, criando uma ampla concorrência em que o marketing tornou-se mais importante do que a própria qualidade dos produtos, iniciando então a demanda por hambúrgueres de maior qualidade. Nesta nova demanda nasceram milhares de hamburguerias espalhadas por todo país e também novas redes nacionais especializadas.

 A maior parte do mercado brasileiro de hambúrgueres pertence a empresas estrangeiras, no entanto o país torna-se cada vez mais referência internacional pela qualidade de produtos ”premium”, uma categoria acima de produtos como McDonald ‘s e Burguer King por exemplo. Com as redes sociais e a viralização dos conteúdos de ”food porn”, o consumidor está cada vez mais exigente e quer consumir hambúrguer com o mesmo requinte que de apreciar um prato feito por um chefe por exemplo e não consumir em automático como acontece nas empresas internacionais tradicionais. 

 Atualmente entre as empresas de hambúrguer criadas no Brasil mais famosas estão as redes Madero, Bullger, Cabana, B Burguer e a nova rede Eai Burguer que pode se tornar uma representante brasileira de hambúrguer no mundo com a primeira franquia de fast food premium do Brasil no exterior através da nova rede que surgiu no interior de São Paulo em 2020 e está se espalhando pelo país todo e vai iniciar operações internacionais em breve. 

 O Eai Burguer se tornou uma das mais famosas redes brasileiras, com conteúdos divulgados pelas principais páginas das redes sociais, revistas, sites e jornais como G1 e Jornal de Brasília. A rede atrai centenas de influenciadores digitais, artistas e produz conteúdos virais com seus super hambúrgueres bem elaborados.