Estação Tatuapé da CPTM recebe inscrições para a 19º Mutirão da Catarata

Foto: Freepik
Único jornal diário gratuito no metrô

Quem utiliza a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, poderá realizar a partir desta quarta-feira (3) a inscrição para o 19º Mutirão da Catarata. Até o dia 19 de agosto, o local de cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A ação é uma parceria entre a CPTM e o Instituto São Paulo de Ação Voluntária.

“Nos últimos anos a CPTM vêm concedendo os espaços nas estações para a realização de ações ligadas à promoção da saúde e o bem-estar”, diz Pedro Moro, presidente da CPTM. “Nosso objetivo é facilitar, cada vez mais, a vida do nosso passageiro”, completa o presidente.

O “Mutirão de Cirurgia da Catarata”, com quase 20 anos, possui 28 mil cirurgias gratuitas realizadas neste período.

Sobre a catarata

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 60 anos.

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

Serviço
Campanha de Cadastramento para Mutirão da Catarata (Grátis para passageiros)
Estação: Estação Tatuapé (11-Coral e 12-Safira)
Período: 3/8 a 19/8, de segunda a sexta-feira
Horário: das 10h às 16h