Expresso Linha 10 da CPTM volta a funcionar normalmente nesta segunda-feira

FOTOS: Edson Lopes Jr./A2 FOTOGRAFIA/Flicker Governo do Estado de SP

A partir desta segunda-feira (08), o serviço Expresso Linha 10, que liga as estações Santo André e Tamanduateí com parada apenas em São Caetano, na Linha 10-Turquesa da CPTM, volta a funcionar normalmente nos horários de pico (manhã e tarde) nos dias úteis, com intervalo médio programado de 30 minutos entre trens.

A interrupção foi iniciada em 18/07 e ocorreu para execução de serviços na via em continuidade às obras de reforma nas estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano, na Linha 10-Turquesa.

Estas três estações, assim como a Estação Capuava, estão em obras para garantir a adequação total de acessibilidade aos passageiros. Todas as obras serão concluídas até o final deste ano.

Além destas, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Ao longo dos últimos três anos, a Linha 10 — Turquesa, hoje parte do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás) recebeu intervenções que melhoraram expressivamente a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. Todo o esforço das áreas envolvidas no upgrade resultou na redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021.

Para alcançar este objetivo, a Diretoria de Operação e Manutenção criou vários grupos de trabalho (GT) para analisar e propor melhorias, estimulando a criatividade de seus colaboradores na busca de soluções para elevar a performance da linha.

Entre as soluções encontradas, uma simples e eficaz foi a passarela móvel implantada na estação São Caetano, em novembro passado, medida que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.

No decorrer de 2021, outras ações otimizaram a velocidade dos trens na entrada das estações. Em paralelo, o tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas.

Outra ação fundamental foi a modernização da frota, iniciada em 2019. Além disso, em 2020, o Expresso Linha 10, serviço que liga nos horários de pico as estações Santo André e Tamanduateí, com uma parada em São Caetano, também passou a operar no sentido Tamanduateí-Santo André. A medida praticamente dobrou de 17 para 33 o número de viagens realizadas nos picos da manhã e tarde.

A CPTM também concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED — de alta eficiência energética. O LED é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas já que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade. 

Único jornal diário gratuito no metrô