O Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) completou seu primeiro ano de funcionamento com mais de 12 mil consultas e 9,2 mil exames de imagem, 11.210 sessões de fisioterapia e 1.237 cirurgias para os pacientes da região.
“Estamos comemorando um ano de existência com orgulho e um sentimento de realização muito grande por ofertar à população atendimentos com infraestrutura moderna e equipe altamente qualificada. Nosso objetivo é continuar crescendo e contribuindo para a saúde pública da região”, afirma Erik Sementilli Cortina, diretor da unidade.
Inaugurado em dezembro do ano passado, pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, a unidade é referência no atendimento de média e alta complexidade para 11 municípios da região, atendendo uma população de mais de 3 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo. O hospital conta com 150 leitos em funcionamento, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, 19 direcionados para clínica cirúrgica e 53 para clínica médica.
O hospital é uma referência para o atendimento a pacientes de ortopedia, com salas cirúrgicas para adultos e crianças em resposta a uma demanda da região.
A unidade oferece exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas, mediante agendamento via regulação estadual. Os pacientes passarão por consulta e avaliações completas com a equipe médica antes do encaminhamento para os procedimentos cirúrgicos.
O HRAT também possui uma ala de longa permanência para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação. Até o momento, 61 pacientes já foram transferidos de outras unidades de saúde para receber o tratamento na unidade.