Testes de vacina anti-dengue têm início com mais de mil voluntários

Único jornal diário gratuito no metrô

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta quinta-feira (23), em São José do Rio Preto, o início dos testes em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo.

“Hoje é um dia histórico. Nós não temos no mundo uma vacina com grau de proteção elevado contra os quatros tipos de vírus da dengue. Serão 17 mil pessoas voluntárias que receberão a vacina no Brasil inteiro em 14 centros de pesquisas. Ao todo, 12 mil receberão a vacina e cinco mil o placebo. Ninguém sabe quem receberá a vacina ou o placebo e assim se vai avaliando. Esse trabalho começa agora e vai até o começo do ano que vem”, disse o governador.

Cerca de 1,2 mil rio-pretenses devem participar do estudo, que integra a terceira e última etapa antes da aprovação da vacina para produção em larga escala pelo Butantan e disponibilização para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.

Foto: Daniel Guimarães/A2