SP tem protesto contra estupro e morte de garota na Argentina

SÃO PAULO, SP, 25.10.2015: ENEM/UNIP - Estudantes chegam para a prova do Enem 2015, na Unip Paraíso. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)
[the_ad id="63382"]

CRIME – Lúcia Pérez, de 16 anos, foi drogada, estuprada e empalada em Mar del Plata; na capital paulista, movimentos sociais saíram às ruas para protestar contra a violência

Movimentos sociais protestam na região central de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (19), contra o estupro e morte de Lúcia Pérez, de 16 anos, na Argentina. A vítima foi drogada, estuprada e empalada no último dia 8 na cidade de Mar del Plata, onde morava e estudava. Suspeita-se que uma gangue de traficantes de drogas seja responsável pelo crime. Na capital paulista, mulheres pintaram o corpo de vermelho e seguravam cartazes com os dizeres: “nosotras también somos Lucias”.

Já na Argentina, vestidas de preto, mulheres da Argentina paralisaram suas atividades entre 13h e 14h (14h e 15h em Brasília) nesta quarta (19) para protestar contra a violência de gênero. Mais tarde, por volta das 17h, milhares de pessoas se reuniram no obelisco de Buenos Aires, cartão-postal da capital argentina, na segunda parte do protesto. O Senado encerrou sua sessão mais cedo para que parlamentares pudessem participar do ato no obelisco.

Os protestos, convocados pela campanha “Ni Una Menos” (nenhuma a menos, em português), refletem a comoção que tomou o país após o assassinato de Lucía Pérez. A promotora Maria Isabem Sanchez afirmou à imprensa que o crime foi uma “agressão sexual desumana”. “Eles lavaram o corpo dela e a vestiram para fazer com que parecesse uma overdose.”

Dois homens conhecidos por venderem drogas do lado de fora de uma escola foram presos no domingo (16) e acusados por estupro seguido de homicídio.

A mãe de Lucía, Marta Montero, ajudou a convocar mulheres para participar da mobilização desta quarta. “Por essas tantas Lucías também se pede justiça. Para que não haja mais Lucías nem famílias destruídas como a nossa”, disse ela, em entrevista a uma rádio argentina.

[the_ad_group id="6840"]