Protesto de servidores na Alerj tem confusão entre manifestantes e PM

RIO DE JANEIRO, RJ, 16.11.2016: PROTESTO-RIO - Tropa de Choque da PM entra em confronto com manifestantes. O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) faz um ato contra o pacote de ajuste do governo estadual, em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16). (Foto: Ellan Lustosa/Código19/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

static_qr_code_without_logo

O protesto de servidores do Estado do Rio contra o pacote de ajuste fiscal proposto pelo governador Luiz Fernando Pezão acabou em confronto com a Polícia Militar em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), nesta quarta-feira (16).

Apesar do forte esquema de segurança, manifestantes conseguiram derrubar algumas grades que protegem a assembleia, e a polícia interveio dispersando-os com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

O confronto começou por volta das 13h. Logo depois, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, deu entrevista pedindo calma e confirmando que os dois primeiros projetos do pacote serão discutidos ainda nesta quarta. Um deles reduz em 30% salários do alto escalão do governo e outro trata do pagamento de dívidas do governo com precatórios.

Mais cedo, por volta das 10h40, também houve confusão entre os próprios manifestantes. Um grupo de agentes penitenciários se desentendeu com servidores da educação por causa da presença de bandeiras de partidos de esquerda. Servidores do Degase, o sistema correcional para menores infratores no Rio, tomaram a bandeira de militantes da educação. Houve empurra-empurra e um policial militar aposentado jogou spray de pimenta no meio da confusão. Ocorreu um princípio de tumulto, mas logo em seguida os ânimos se dissiparam.