Coronel Helena toma posse como secretária da Casa Militar de SP

Único jornal diário gratuito no metrô

A coronel PM Helena dos Santos Reis tomou posse do cargo de secretária da Casa Militar. A segunda mulher a comandar – a primeira foi a coronel Fátima Dutra em 2006 – a Casa Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil substitui o coronel José Roberto. “A coronel Helena tem a Polícia Militar no DNA, é filha e irmão de militar. E com sua formação e experiência aliada a uma virtude exclusiva de seu gênero, a sensibilidade feminina, a Coronel Helena com certeza fará uma grande gestão. Seja muito bem-vinda”, comemorou o governador Geraldo Alckmin durante o evento de posse.

Ela representa a ascensão da mulher na Polícia Militar. O primeiro corpo feminino da América Latina foi criado em 1955 no Estado de São Paulo. No começo, elas realizavam trabalhos internos, atendimento a mulheres, menores, idosos ou pessoas com deficiência. Mas rapidamente foram assumindo outras tarefas. Agora, participam do policiamento lado a lado com os homens e são 12% da tropa.

“Me sinto feliz mas ao mesmo tempo sei do tamanho da responsabilidade de assumir uma pasta como esta. Mas é uma oportunidade de ajudar pessoas, que é a essência do trabalho policial”, disse a coronel.