Acadêmicos do baixo augusta ocupou as ruas do centro da capital paulista na tarde deste domingo

Único jornal diário gratuito no metrô

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, fundado em 2009, ocupou as ruas do centro da capital paulista na tarde deste domingo (19). A concentração estava marcada para começar na rua da Consolação, próximo ao Caixa Belas Artes, às 16h, mas duas horas antes os foliões começavam a se reunir no local. O grupo, que celebra a diversidade e a revitalização da região conhecida como Baixo Augusta, saiu por volta de 17h e seguiu até a avenida São Luís, onde aconteceria a dispersão.

Com uma postura ativista e lutando pela ocupação das ruas e pelo direito ao lazer, o bloco se tornou um dos maiores da cidade, chegando a reunir 180 mil pessoas no ano passado. Agora, ele espera juntar 300 mil neste ano, segundo informações dos organizadores.

O tema do Acadêmicos do Baixo Augusta é “A Cidade é Nossa” e, segundo Maurício Garcia, produtor do bloco, essa escolha “é uma forma de dizer que o carnaval precisa continuar sendo democrático”. Ele ressalta a importância de se manter a espontaneidade dos blocos de rua.

O Baixo Augusta conta com banda e bateria próprias, lideradas pelo puxador oficial e diretor musical Wilson Simoninha. A corte é formada pela rainha Alessandra Negrini, a madrinha Tulipa Ruiz e o porta-estandarte Marcelo Rubens Paiva.