Número de turistas triplica no Carnaval de rua este ano em SP, aponta SPTuris

São Paulo- SP- Brasil- 07/02/2015- Ao longo deste sábado de pré-carnaval (7), 74 blocos de rua desfilaram em todas as regiões da cidade, com público estimado de mais de 200 mil pessoas. Para acompanhá-los, a Prefeitura disponibilizou cerca de 150 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, primordialmente em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h. Os organizadores dos blocos foram comunicados de que os desfiles deverão acontecer somente até as 22h, com a dispersão no máximo até meia noite. As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. Os blocos saíram conforme programação acordada com a Prefeitura. Alguns foram temporariamente interrompidos pelas chuvas, mas voltaram ao seu percurso programado posteriormente. A novidade deste ano está por conta dos instrumentos para coibir a exposição de marcas publicitárias na paisagem urbana, que agora passa a utilizar também registros fotográficos, aprimorando e facilitando a ação fiscal. Foto: Luiz Guadagnoli/ Secom/ PMSP
Único jornal diário gratuito no metrô

O crescimento do Carnaval superou as expectativas da São Paulo Turismo (SPTuris). O aumento no número de turistas no Sambódromo do Anhembi foi 167% (passando de 7 para 20% do público) e no carnaval de rua já marca 203% (indo de 3% para quase 10% dos foliões). A estimativa de aumento inicial girava em torno de 30%.

O levantamento foi feito pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris. No Sambódromo foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Nas ruas da cidade, as entrevistas foram feitas com mais de 900 pessoas, mas o levantamento segue até o dia 5 de março, quando termina os desfiles de blocos. Para ambas as pesquisas, o nível de confiança é 95% e a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os paulistanos também hospedaram mais parentes e amigos em suas casas para curtir o carnaval: o crescimento foi 890% entre os que estiveram no sambódromo e 388% entre os foliões dos blocos. Os turistas estrangeiros representaram cerca de 1% do público de outros países, o mesmo de 2016.

E os turistas também deixaram mais dinheiro na cidade. Com permanência de três dias, o gasto médio em 2016 foi R$ 617. Em 2017 o turista gastou R$ 957 em três dias. O aumento foi 55,1% em relação ao carnaval do ano passado.