Mônica Moura diz que Dilma sabia de caixa dois na campanha de 2014

NEW YORK, EUA, 12.04.2017 - DILMA-NEW YORK - A ex presidente do Brasil Dilma Rousseff durante palestra "A crise econômica e a democracia no Brasil" na The New School em New York nesta quarta-feira, 12. (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press)
Único jornal diário gratuito no metrô

O marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, disseram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia da existência do caixa dois em sua campanha de 2014. A afirmação já havia sido feita em depoimento para o juiz Sergio Moro, em Curitiba (PR), na semana passada.

Segundo o casal, a petista os recebeu em duas ocasiões: a primeira, em maio de 2014, e a segunda no final do mesmo ano. No entendimentos deles, estava claro que o assunto tratado eram pagamentos não contabilizados da campanha daquele ano. No entanto, ambos afirmam que a expressão “caixa dois” não foi utilizada em nenhum momento.

Segundo relatos de pessoas presentes no depoimento desta segunda (24), as perguntas do ministro Herman Benjamin, relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, indicam que a sua compreensão é de que a ex-presidente só teve conhecimento dos pagamentos ilícitos após a vitória na eleição.

Benjamin questionou quais fatos concretos levavam o casal a achar que a petista sabia. A resposta de Mônica Moura foi que na segunda conversa, no final de 2014, no Palácio do Alvorada, Dilma perguntou abertamente sobre a conta que havia no exterior, indicada para receber os valores por fora da campanha.

A mulher do marqueteiro contou que para essa reunião voltou às pressas de Nova York (EUA) após uma ligação do assessor Giles Azevedo, que trabalhava para a então presidente, pedindo uma reunião urgente.

Segundo João Santana e Mônica Moura, Dilma mencionou diretamente a Operação Lava Jato no encontro, perguntando se a offshore que receberia os repasses estava protegida do alcance das investigações. Naquele momento, o casal havia recebido apenas a parte oficial, de R$ 70 milhões. Havia ainda dívida de R$ 35 milhões, que, pelo combinado, seriam pagos por caixa dois.