Monumento às Bandeiras ganha fone de ouvido contra ruídos de São Paulo

SÃO PAULO,SP,26.04.2017:DIA-INTERNACIONAL-CONSCIENTIZAÇÃO-RUÍDO - O Monumento às Bandeiras no Ibirapuera, em São Paulo (SP), recebe intervenção urbana nesta quarta-feira (26). Foram instalados protetores auditivos na escultura para marcar a movimentação para o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Em seu Manifesto do Silencio, cerca de 150 estudantes de fonoaudiologia farão uma passeata até a Praça Armando de Sales Oliveira, onde fica o monumento. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Quem passou pelo Monumento às Bandeiras nesta quarta-feira (26) se surpreende com um acessório bastante diferente decorando a obra de Victor Brecheret. Os fones de ouvido foram colocados na estátua como uma forma de lembrar a população sobre os riscos da poluição sonora.

“Ao longo dos anos, o ruído pode provocar derrame, infarto, pode até matar. O problema é a dose. Na OMS [Organização Mundial da Saúde] tem muitos estudos sobre isso. Não é a toa que a poluição sonora passou a poluição da água e já é o segundo pior tipo de poluição ambiental, perde só para a poluição do ar”, afirma Marcos Holtz, coordenador do comitê acústica ambiental da ProAcústica, uma das organizadoras da ação.

O fone no Monumento às Bandeiras é apenas uma das ações que acontecem nesta quarta na capital paulista por conta do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A obra seria iluminada com luz amarela – cor do evento deste ano -, assim como o prédio da Assembleia, e foi organizado um minuto de silêncio no parque Ibirapuera, às 14h25.

Além da ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica), o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz). Deve haver ainda palestras e debates na sede da universidade e uma passeata na região do Ibirapuera.