PSDB vai escolher novo presidente após afastamento de Aécio

BRASILIA, DF, 17.05.2017: ESTADOS-DIVIDAS - O senador Aécio Neves - Votação no plenário do Senado do projeto de recuperação da divida dos Estados, em Brasília, nesta quarta-feira. (Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O senador Aécio Neves (MG) deve se afastar da presidência nacional do PSDB e o partido vai se reunir nesta quinta-feira (18), para definir sua sucessão no comando da sigla.
A tendência é que o vice-presidente jurídico, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), assuma o posto interinamente e convoque a Executiva Nacional da legenda para eleger um novo presidente.
Tucanos já articulam para o comando do partido os nomes do senador Tasso Jereissati (CE), do ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e do próprio Carlos Sampaio.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu afastar Aécio Neves do cargo de senador. Os ministros do tribunal também vão julgar um pedido de prisão feito contra ele pela Procuradoria-Geral da República.
Aécio foi citado e flagrado em delação premiada dos donos do frigorífico JBS, Joesley e Wesley Batista. Ele teria sido gravado pedindo R$ 2 milhões aos empresários para pagar sua defesa na Operação Lava Jato.
A irmã do senador, Andrea Neves, e o primo, Frederico Pacheco de Medeiros, foram presos. Segundo as investigações, Medeiros recebeu o dinheiro que o empresário Joesley Batista direcionou a Aécio.
A Procuradoria pediu a prisão de Aécio, mas o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, encaminhou o caso para deliberação do plenário do STF. Na decisão de Fachin, o ministro determinou ainda que ele não mantenha contato com outros investigados e o proibiu de deixar o país.
Policiais federais chegaram às 6h na casa de Aécio em Brasília, que fica no Lago Sul, uma das regiões mais nobres da cidade. Residências de Aécio em Brasília, Rio e Belo Horizonte foram alvo de busca e apreensão.

 

(FOLHAPRESS)

Crédito: Agif/Folhapress