STF afasta Aécio Neves do Senado e manda prender irmã dele

04/04/2017- Brasília- DF, Brasil- Senador Aécio Neves durante dsicurso na tribuna do senado. Foto Lula Marques/AGPT
Único jornal diário gratuito no metrô

A Polícia Federal prendeu a irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (18). Ele é presidente nacional do PSDB.
Além de Andrea, foram presos outros investigados na manhã desta quinta (18): o primo de Aécio Frederico Pacheco de Medeiros, que segundo as investigações recebeu o dinheiro que Joesley direcionou ao senador, uma irmã de Funaro, de nome Roberta, além de um assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).
Há também um mandado de prisão preventiva contra o procurador da República Ângelo Goulart Vilela, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Residências de Aécio foram alvos de mandados de busca e apreensão. Também são alvos da operação o senador Perrella, o deputado Rocha Loures (PMDB-PR) e Altair Alves, conhecido por ser braço direito do deputado Eduardo Cunha.
Buscas também são feitas na casa do coronel João Baptista Lima Filho, ligado a Temer. Os mandados foram autorizados pelo STF.
Entre os locais de busca, segundo investigadores, estão a residência de Aécio no Rio e em Brasília, de Andrea, no Rio, e o Congresso.
Há mandados judiciais também relativos ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso em Curitiba, e Lúcio Bolonha Funaro, apontado como seu operador. Todos já foram cumpridos.
A operação desta quinta (18) foi batizada de Patmos, em referência à ilha grega onde, segundo a Bíblia, são João recebeu as revelações sobre o Apocalipse.
AFASTAMENTO
O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda afastou Aécio do cargo. Ele aparece, segundo reportagem do jornal “O Globo”, em gravação pedindo R$ 2 milhões a donos do frigorífico JBS, que negociam delação premiada.
Também foi afastado, a pedido da Procuradoria-Geral da República, o deputado Rocha Loures, um dos assessores mais próximos do presidente Michel Temer e que teria sido filmado recebendo uma ma ade R$ 500 mil.
Na decisão de Fachin relativa ao afastamento de Aécio, o ministro determinou ainda que ele não mantenha contato com outros investigados e o proibiu de deixar o país.

(FOLHAPRESS)

Foto Lula Marques/AGPT