Prefeitura inicia revitalização do viaduto Santa Ifigênia, no Centro

Único jornal diário gratuito no metrô

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) o início das ações de revitalização do viaduto Santa Ifigênia, na região central de São Paulo. O viaduto passará por um processo de limpeza e nova pintura, ganhará novos canteiros, além de recuperação de iluminação. A previsão é que os trabalhos durem até o final de outubro.

“O Viaduto Santa Ifigênia é um ícone histórico e centenário da nossa cidade. A última reforma foi há quase 18 anos e dentro do programa de revitalização do Centro será feito o restauro de todo o viaduto, como pintura, iluminação e ele voltará a ter a beleza já visível em sua arquitetura”, disse o prefeito João Doria.

A empresa Inova doará toda a mão de obra e parte do material para o restauro do viaduto. No total, serão cerca de 30 funcionários trabalhando em três etapas. A parte elétrica do viaduto foi alvo de vandalismo e utilização indevida por equipamentos como geladeiras, fogões elétricos e micro-ondas, que funcionavam em barracas de pessoas em situação de rua. O processo de iluminação do viaduto, como a reinstalação dos cabos, está sendo realizado pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública).

Além disso, os 15 postes antigos tiveram as lâmpadas de vapor de sódio substituídas por duas lâmpadas de 250 watts de vapor metálico, em cada poste, num total de 30 unidades. Embaixo do viaduto foi instalado um poste com lâmpada de 250 watts e, na Praça Pedro Lessa (Praça do Correio), 21 lâmpadas de 400 watts de vapor metálico nos postes antigos. Ao final do processo de revitalização do viaduto, está prevista a instalação de seis câmeras para monitoramento.