Linha da Cultura tem exposições fotográficas e apresentação de dança

Único jornal diário gratuito no metrô

Os usuários do Metrô de SP poderão fazer uma paradinha em algumas estações do sistema por um motivo especial. Durante todo o mês de agosto, a Linha da Cultura do Metrô apresenta exposições fotográficas, parcerias com museus da capital e uma apresentação de dança.

Quem passar pela Estação Sé, a partir do dia 10, terá a chance de observar a cidade por outro ângulo. Trata-se da exposição fotográfica “A Cidade no Buraco da Agulha”, do artista e professor de física Lelo Néspoli. Por meio de 34 imagens capturadas por câmeras pinhole, ou câmara estenopeica, uma máquina fotográfica artesanal que não utiliza lentes, Néspoli reuniu fotos do espaço natural e urbano de São Paulo.

Outra atração é a mostra “CEBI-Mar – 60 Anos”, na Estação República, com 40 imagens obtidas por pesquisadores e colaboradores do Centro de Biologia Marinha, da USP. O objetivo é divulgar a beleza da vida marinha e colocar em pauta os problemas ambientais dos oceanos.

Para retratar a história da arquitetura moderna das escolas públicas do Estado, serão expostas de 10 a 30 de agosto, na Estação República, 19 imagens do acervo da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), que completa 30 anos. Além desse conjunto de fotografias, outros itens do mobiliário escolar fazem parte do projeto.

Na sexta-feira (11), a Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, serve de palco para o grupo da Cia. Diversidança, que apresenta uma prévia da 21ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, com a intervenção “Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos”. Com estreia prevista para outubro deste ano, o espetáculo realizado pelo diretor e bailarino Rodrigo Cândido mostra a importância da dança, além de proporcionar reflexão em meio ao caos da cidade.

Durante todo o mês, a Sala do Museu de Arte Sacra na Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul do Metrô, abriga a exposição “Barro com Fé”, da pesquisadora e ceramista Stela Kehde, com curadoria de Percival Tirapeli. As peças trazem referências religiosas da criação do homem a partir do barro, além de apresentar a visão de Stela sobre alguns dos santos do Cristianismo. Entre as obras, destacam-se as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Santa Terezinha.

Também ao longo do mês de agosto, no Museu da Diversidade Sexual, dentro da Estação República, da Linha 3-Vermelha, a “2ª Mostra Diversa” continua aberta ao público. O projeto conta com desenhos, aquarelas, pinturas, fotografias e colagens sobre temas relacionados à orientação sexual, diversidade de gênero e expressões artísticas. Entre as coleções está “Adágio”, do fotógrafo Rafael Roncato, que apresenta um ensaio com a cartunista e chargista Laerte Coutinho.