Sesc inaugura unidade na rua 24 de Maio como alternativa de lazer gratuito em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

A espera de oito anos finalmente terminou. A reforma no prédio do número 109 da rua 24 de Maio, que vinha sendo feita desde 2009, foi concluída e, a partir deste sábado (19), o espaço passa a ser a mais nova unidade do Sesc. A escolha do prédio, que até os anos 1990 hospedava uma filial da Mesbla, importante cadeia de lojas hoje extinta, deu-se principalmente por conta da sua localização.

A adaptação foi realizada por Paulo Mendes da Rocha. Um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, ele ganhou, em 2006, o Pritzker, maior prêmio da arquitetura mundial. “Claro que pegar um espaço que já existe e transformá-lo dá um bom trabalho, mas não foi ruim. Pelo contrário, foi prazeroso.”

O prédio tem 13 andares mais o subsolo, que recebe um teatro com 216 lugares. Há também locais para diversão infantil, salas de ginástica, espaços para cursos e oficinas gratuitos, biblioteca, comedoria e um andar reservado para serviços de odontologia. Tudo é aberto ao público, com atividades gratuitas, à exceção da comedoria e de algumas atrações culturais, que serão pagas, e da odontologia, restrita a trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes.

O destaque, no entanto, fica por conta da piscina, no último andar. Ao ar livre, com 25 m por 25 m e água climatizada, ela tem capacidade para 400 pessoas. Lá, o visitante ainda tem uma visão especial da cidade. Haverá cursos de natação e hidroginástica.

A programação do Sesc 24 de Maio seguirá o esquema das outras unidades, com manifestações culturais variadas. Esta é a 18ª unidade do Sesc na Grande SP, a quinta no centro. As duas próximas inaugurações também serão na região central: o Sesc Avenida Paulista, na antiga sede administrativa, e o Sesc Parque Dom Pedro 2º, cujo terreno já recebe atividades.