Alckmin nomeia mil agentes para o sistema penitenciário de São Paulo

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 24.07.2017 - Agentes penitenciários apreendem drone usado pela TV Record durante rebelião de presos do centro de detenção provisória de Pinheiros, zona oeste da capital. (Foto: Nelson Antoine/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira (11) a nomeação de mil novos funcionários para a Secretaria de Administração Penitenciária. “Acabamos de assinar a nomeação de mil funcionários para a Secretaria da Administração Penitenciária: 900 agentes penitenciários, homens e mulheres; e 100 agentes de vigilância e escolta”, disse.

As nomeações já foram publicadas no Diário Oficial desta terça (12) com as vagas distribuídas da seguinte maneira: 800 candidatos para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) masculino e 100 candidatas para o mesmo cargo; além de 100 candidatos para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) masculino.

O Agente de Segurança Penitenciária (ASP) é responsável pela segurança interna dos presídios, enquanto o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) faz a segurança externa das muralhas e a escolta dos presos em remoções para outras unidades, hospitais e audiências.

Após o curso de formação, os novos agentes estarão capacitados para atuar em todo o Sistema Penitenciário Paulista, que contém atualmente 168 unidades prisionais. Também poderão trabalhar nas novas unidades que serão inauguradas dentro do Plano de Expansão de Unidades Prisionais.