Linha 5 do Metrô recebe prêmio por criação de emprego em 2017

Único jornal diário gratuito no metrô

Nesta quarta-feira (13), durante o 15° Forum Latino Americano – Brasil de Liderança em Infraestrutura, a Linha 5-lilás do Metrô de São Paulo foi premiada como melhor projeto de criação de emprego em 2017, concorrendo com os projetos da Ferrovia EF-170 – MT/PA – Ferrogrão do Mato Grosso e Second Round of Pre-Salt. A obras de implantação da Linha 5 geraram mais de 5.500 postos de trabalho.

A ampliação da Linha 5-Lilás compreende a construção de 11 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro (inaugurada em fevereiro de 2014) a Chácara Klabin. Na semana passada, mais um trecho de 2,8 km e três novas estações – Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista – foram abertas ao público. Outras  seis novas estações serão entregues até o final deste ano. Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, cerca de 850 mil pessoas devem utilizar diariamente os 20 km e 17 estações da Linha 5.

Privilegiando a sustentabilidade, as novas estações da Linha 5–Lilás possuem em seus respectivos acessos principais uma grande cúpula de vidro como elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Os vidros protegem contra a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando a limpeza. Este conceito arquitetônico está alinhado com as mais recentes tendências adotadas em projetos de estações dos principais sistemas de metrô do mundo.

 

Linha apresenta falha nesta quinta e trens circularam bem mais lentos

 

Após problemas no sistema de controle dos trens, as estações da linha 5-lilás do Metrô (Capão Redondo-Brooklin) voltaram a operar com velocidade reduzida às 6h37 desta quinta-feira (14).

Segundo o Metrô, o problema afetou o trecho entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro desde o início das operações às 4h40.

Equipes de manutenção da empresa fizeram reparos e por volta das 6h o problema tinha sido resolvido. Antes de liberar a circulação dos trens, ainda foi feita uma inspeção na rede, de acordo com o Metrô. O Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) com 30 ônibus foi desativado.