Mini-apagão causa transtornos nos Bairros de SP, no Metrô e na CPTM

Único jornal diário gratuito no metrô

Falha na subestação de energia Milton Fornasaro provocou apagão de cerca de 20 minutos em diversos bairros da capital paulista. O apagão prejudicou a operação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô e de semáforos na cidade.

Por meio de seu Twitter oficial, a CPTM informou que a “falta de energia externa” provocou problemas nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral. Apenas a linha 12-Safira não teve problemas. A operação foi normalizada pouco depois do meio-dia, informou a empresa.

Já o Metrô informou, em seu site, que os problemas ocorreram nas linhas 1-Azul e 2-Verde. Na linha 1-Azul, a velocidade ficou reduzida entre as 10h24 e 11h14. Na linha 2-Verde, entre as 10h24 e 10h38. Nas linhas 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata não houve falhas.

Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não informou, até a conclusão desta edição, quantos semáforos ficaram desligados durante o apagão. Pelo Twitter, a empresa informou que “estava com todo seu efetivo nas ruas para reativar os semáforos prejudicados pelo apagão elétrico” na capital.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha ocorreu as 10h24 da manhã na subestação Milton Fornasaro, de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e localizada em São Paulo. Segundo a ONS, o problema levou ao desligamento total da subestação às 10h33 e à interrupção da carga da distribuidora AES Eletropaulo, “afetando a cidade de São Paulo e municípios vizinhos da região oeste da capital”.

“A AES Eletropaulo iniciou de imediato o remanejamento das cargas, que passaram a ser atendidas por outros pontos de suprimento. A normalização da subestação se deu às 10h46, com total restabelecimento das cargas”, diz a ONS, em nota.

 

 

Zona oeste da capital paulista foi a mais prejudicada, diz Eletropaulo

 

De acordo com a Eletropaulo, foram desligados 20 subestações da Eletropaulo e cerca de 600 mil clientes da distribuidora foram prejudicados. “A zona oeste da capital foi a mais atingida, principalmente nos bairros da Lapa, Pinheiros, Morumbi, Butantã, Vila Madalena, Sumaré e Jaguaré. Trechos de Osasco e Cajamar, próximos à Capital, também tiveram desligamentos”, informou a AES Eletropaulo.

A CTEEP confirmou que o desligamento da subestação ocorreu às 10h33 e ocasionou a interrupção no fornecimento de energia elétrica à distribuidora local. “Equipes de manutenção da empresa atuaram para o restabelecimento da energia,que foi normalizado às 10h46. As causas do ocorrido estão sendo apuradas pela companhia”, informou, em nota.