Confira as atrações para o Dia das Crianças no Estado de SP

SP - Sao Paulo - 11/10/2017 - Festa de Nossa Senhora de Aparecida 300 anos - Fiel segura imagem de Nossa Senhora de Aparecida, durante a primeira missa do dia 12, no Santuario de Nossa senhora de Aparecida, que em 2017 marca os 300 anos da descoberta da imagem da Santa por pescadores no rio Paraiba Foto: Suamy Beydoun/AGIF *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Único jornal diário gratuito no metrô

A programação especial da Secretaria de Estado da Cultura para o Dia das Crianças não vai deixar ninguém em casa. As atividades dessa data especial incluem contação de histórias, oficinas de fotografia e de minibarista, feira de troca de livros e brinquedos, além de visitas temáticas em exposições. Confira, a seguir, as diversas atrações para atrair os pequenos.

Bibliotecas
Na Biblioteca de São Paulo, as atrações começam às 11h30, na próxima quinta-feira (12). A “Brincadeira de Cordel” reunirá três atores que simularão um varal de cordel e interagirão com os visitantes por meio instrumentos musicais. Às 16h, o grupo Furunfunfum apresenta o espetáculo “Os Três Porquinhos”. Com manipulação de bonecos, a peça é fiel ao enredo tradicional e convida o público a dialogar com os personagens e canções em busca do Lobo Mau.

No mesmo dia, a Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe na Oca, a partir das 13h30, a oficina “Despertar do Poeta”, que convidará as crianças a construir poemas e adivinhações. Às 16h, a Cia. Truks apresenta o teatro de bonecos “A Bruxinha”. O espetáculo conta a história da consagrada personagem da autora Eva Furnari, que, com muita simplicidade e momentos de poesia, cativa e encanta a todos com as pequenas manias, gestos e jeitos. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever.

Museu da Imigração
No Dia das Crianças, o Museu oferece, em parceria com a Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB), atrações para crianças refugiadas e brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além de aproveitar as brincadeiras e jogos, o visitante receberá atendimento médico e odontológico prestado por profissionais voluntários. Por fim, os pequenos do Centro de Acolhida para Imigrantes II serão presenteados com brinquedos recebidos pela campanha de doação realizada pela OHVB.

Às 16h, o grupo Aula Mágica apresentará o espetáculo teatral “Navegar é preciso”. Inspirada nas grandes navegações portuguesas do século XV, a peça narra uma aventura construída a partir de fatos históricos reais que mudaram o mundo. A atividade é gratuita e indicada para maiores de seis anos.

Museu Afro Brasil
No próximo sábado (14), às 11h, haverá contação especial de histórias. “Aos pés do Baobá” apresenta narrativas africanas ou afro-brasileiras, seguidas de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A entrada é gratuita – para participar, é preciso se inscrever pelo site da instituição.

Museu Catavento
Na quinta-feira (12), o Museu Catavento reabre a “Sala do Olfato” com a inauguração da exposição “O Mundo do Perfume”. Repleta de recursos digitais, a sala apresenta, de forma divertida, uma trajetória curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

No mesmo dia, a equipe de fotógrafos do Projeto Cidade Invertida oferecerá oficinas de fotografia de câmara escura aos visitantes, dentro de um trailer especialmente adaptado. Além disso, crianças e adultos poderão aproveitar a Sala Dinos do Brasil, que permite aos visitantes fazer um passeio pela era Mesozoica e conhecer os animais gigantes que habitaram o território brasileiro, por meio de óculos de realidade virtual. A exibição dura 32 minutos e as sessões são realizadas, de hora em hora, com início das 10h às 16h. Para participar, é necessário retirar senha na bilheteria.

Entre 10 e 15 de outubro, as experiências desenvolvidas para a Seção “Laboratório de Química” do Museu serão apresentadas em forma de espetáculo teatral. Serão quatro sessões diárias de 30 minutos: de terça a sexta-feira, às 10h, 12h10, 13h45 e 15h55, e no sábado e domingo, às 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

Casa das Rosas
No dia 12, às 15h, haverá a visita temática “De Mapa na Mão e Tempo na Cabeça”. Durante o passeio, crianças e familiares percorrerão o local em busca de pistas sobre o uso da casa literária ao longo do tempo. A atividade é gratuita. Para participar, é necessário enviar um e-mail para [email protected] ou se inscrever presencialmente na recepção do Museu.

Museu do Futebol
Também na quinta-feira (12), às 11h, o escritor Pedro Bandeira estará na Sala Grande Área para uma contação de histórias divertidas sobre futebol. No próximo domingo (15), às 11h, a educadora Mirela Esteles apresentará “Maria Viola, com quem está a bola?”, com músicas e brincadeiras tradicionais. Para bebês e crianças de até três anos, o Espaço Dente de Leite funcionará durante todo o feriado, das 10h30 às 17h, com jogos e brincadeiras.

Museu da Casa Brasileira
Com entrada gratuita na quinta-feira (12), a programação começa com o espetáculo “Aquarela Brasileira – Uma viagem pelas cores do Brasil”, às 11h e às 14h. O show é uma homenagem à música popular brasileira. Serão interpretadas canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Ivan Lins, Toquinho e Vinicius de Moraes.

Também no feriado, das 12h30 às 15h30, o espaço promoverá a Feira de Troca de Brinquedos. O objetivo é estimular a reflexão sobre o consumismo na infância e estimular as crianças à interação a partir da troca de brinquedos que não usam mais. Para participar, os pequenos precisam estar acompanhados de um responsável e o brinquedo deve estar limpo e em boas condições. Os visitantes também poderão aproveitar food trucks, que estarão disponíveis no jardim do Museu.

Pinacoteca
A Pinacoteca terá entrada gratuita em todos os dias do feriado, entre 12 e 15 de outubro. O público pode aproveitar o período para conhecer a mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, em homenagem aos 120 anos do nascimento do artista. A exposição conta com mais de 200 obras, desenvolvidas ao longo de quase seis décadas de carreira do pintor, e também destaca aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e capas de discos. Detalhes da programação estão disponíveis no site da Pinacoteca.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
No feriado, entre 15h e 18h, o espaço promove uma feira de troca de livros infantis. Para participar, basta trazer livros de quaisquer gêneros literários – romance, conto, crônica, poesia, biografia, quadrinhos – e trocá-los na base de um por um. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado de conservação.

Também no dia 12 de outubro, a partir das 10h, serão realizadas sessões da atividade “Jogo de Pintar”, uma prática de pintura com guache natural sobre papel cartolina, na posição vertical, sob os conceitos do pesquisador e criador Arno Stern. A ideia é que a pintura seja espontânea, de modo a resgatar a expressão por meio da investigação individual e do compartilhar.

Fábricas de Cultura
Na quinta-feira (12), a unidade de Sapopemba terá o “Festival da Criança”, com atividades das 10h às 17h. A criançada terá à disposição contações de história, bandas musicais, palhaços, brinquedoteca, brinquedos infláveis e espetáculo teatral com o Grupo Esparrama.

Já em Cidade Tiradentes, às 10h30, serão realizados jogos temáticos para resgatar brincadeiras infantis. Às 11h, no Itaim Paulista, ocorrerá a leitura mediada no livro “Eu vi!”, de Fernando Vilela, para promover uma reflexão sobre a imaginação. Em parceria com o grupo de teatro A Legião, a Fábrica da Vila Curuçá oferece uma intervenção artística com pinturas faciais, às 15h.

A unidade do Jardim São Luis realizará a “Festa das Crianças”, das 12h às 17h, com apresentações musicais de grupos da região e do DJ Scooby, que tocará músicas infantis populares durante a programação. De 10 a 14 de outubro, entre 10h e 17h, a Fábrica de Cultura Jaçanã oferece brincadeiras regionais, jogos em grupo, oficinas de invenções e engenhocas e muito mais. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.

Teatro Sérgio Cardoso
Entre 12 e 15 de outubro, às 15h, o público poderá conferir a peça “Scaratuja”, voltada para bebês. A dupla de atores Aline Volpi e Vladimir Camargo utiliza a linguagem não verbal, músicas e objetos para explorar um novo e estimulante universo. Toda a ação é realizada sobre um tapete que, ao final, se transforma em uma área de descobertas para os bebês. Ao lado de um dos responsáveis, as crianças se sentam no meio do cenário, enquanto os outros adultos ficam atrás e acompanham todo o desenvolvimento do trabalho. A entrada é gratuita.

Museus do Interior

Museu do Café, em Santos
O espaço promoverá a Oficina Minibarista na próxima quinta-feira (12), às 14h. Durante a atividade, crianças de cinco a dez anos aprenderão o preparo de uma bebida de forma didática e a fazer desenhos com chocolate em pó ou em calda. No Salão do Pregão, às 16h, uma peça de teatro contará a história de uma mulher que trabalha nas fazendas de café e descobre os diversos tipos e sabores de grãos.

Já no sábado (14), os pequenos a partir de quatro anos e as famílias poderão assistir ao teatro de fantoches promovido pelo Núcleo Educativo, às 15h. Na sequência, às 16h, o Salão do Pregão será palco de uma apresentação de ballet e coral infantil do Projeto TAVMA – Oficina do Futuro, em parceria com o Grupo Vozes, do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Em todas as atividades, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected].

Museu Casa de Portinari, em Brodowski
No próximo sábado (14), às 09h e às 14h, a atividade “É gostoso ser criança” traz brincadeiras relacionadas à produção plástica e à poética de Portinari, que tem a infância como tema recorrente. Os visitantes também poderão aproveitar o “Família Legal”, com atividades de perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória e outras ações divertidas.

Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão
No Dia das Crianças, a partir das 10h, o local recebe a atividade “Família no Museu: Estação de Jogos Culturais”, uma série de jogos interativos com temas relacionados à cultura que possibilitam o aprendizado por meio da diversão. Às 15h, será apresentado o espetáculo infantil “Cartomante de Papel”, em que uma cartomante e um mago convidam as crianças para embarcar em uma aventura mágica, com contos, cantos e paisagens sonoras que compõem quatro histórias diferentes, com mensagens dos elementos da natureza.

Na sexta-feira (13), às 15h, o público poderá conhecer os bastidores de um espetáculo de dança no “Ensaio Aberto: Alice no País das Maravilhas”, dos alunos da Fundação Lia Maria Aguiar. No sábado (14), às 10h e às 15h, as famílias terão a oportunidade de conhecer o jogo educativo Tangram. Em seguida, os frequentadores poderão se divertir e estimular a criatividade, ao montar figuras a partir da leitura, interpretação das esculturas e da paisagem presente no Museu.

Além disso, quem quiser participar da campanha #SejaSolidário poderá contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município.

Museu Índia Vanuíre, em Tupã
No sábado (14) e domingo (15), das 9h às 16h, o espaço terá oficinas culturais que incluem atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar as famílias e o Museu, relacionadas à exposição temporária “O Café e a História de Tupã”. No fim das atividades, os participantes serão convidados a confeccionar um chaveiro em formato de bule de café.

Também no dia 14, às 15h, o público poderá participar de um passeio cultural, realizado em um trenzinho, que percorrerá marcos importantes da formação e desenvolvimento da cidade. Serão disponibilizados áudios com informações sobre o trajeto, de modo a valorizar os monumentos históricos de Tupã e destacar a importância de preservá-los para as gerações futuras.
SERVIÇO

Programação especial para o Dia das Crianças

Bibliotecas:

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, 9h30 às 18h30.
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br

Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Telefone: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
Acessibilidade no local
www.bsp.org.br

Museus:

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – São Paulo – SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
Telefone: (11) 2692-1866
Funcionamento: terça-feira a sábado (fechado às segundas-feiras), das 9h às 17h e domingos, das 10h às 17h
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
http://museudaimigracao.org.br/

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3320-8900
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 10h às 17h (permanência até às 18h)
Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuafrobrasil.org.br

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3315-0051
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 9h às 17h (Bilheteria fecha às 16h)
Estacionamento pago no local
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.cataventocultural.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo – SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
Telefones: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Funcionamento: terça-feira a sábado, (fechado às segundas-feiras), das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.casadasrosas.org.br

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3664-3848
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h) | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)
www.museudofutebol.org.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
Telefone: (11) 3032-3727
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 10h às 18h
Estacionamento pago no local
R$ 8,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Acessibilidade no local
www.mcb.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3324-1000
Funcionamento: quarta a segunda-feira (fechado às terças-feiras), das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Estacionamento gratuito no local
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 10h às 18h
[email protected]
http://oficinasculturais.org.br/

Fábricas de Cultura
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura de Sapopemba
Telefone: (11) 2012-5803
Rua Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta – São Paulo – SP
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Telefone: (11) 2556-3624
Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo – São Paulo – SP
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura de Vila Curuçá
Telefone: (11) 2016-3316
Rua Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru – São Paulo – SP
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura de Itaim Paulista
Telefone: (11) 2025-1991
Rua Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista – São Paulo – SP
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Fábrica de Cultura Jaçanã
Telefone: (11) 2249-8010
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos: variável, de acordo com a programação

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Telefone: (11) 5510-5530
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados e domingos: variável, de acordo com a programação

Teatro Sérgio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3288-0136
Funcionamento da bilheteria: terça-feira a domingo, das 14h até o início do espetáculo; vendas antecipadas: de terça-feira a sábado, das 14h às 19h
Acessibilidade no local
www.teatrosergiocardoso.org.br
Vendas pela internet: www.ingressorapido.com

Museu do Café – Santos
Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: terça-feira a sábado, (fechado às segundas-feiras), das 9h às 17h | domingo, das 10h às 17h
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudocafe.com.br

Museu Casa de Portinari – Brodowski
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski – SP
(16) 3664-4284
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 9h às 18h
Entrada: ingresso voluntário
Acessibilidade no local
www.museucasadeportinari.org.br

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão – SP
Telefone: (12) 3662-6000
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 9h às 18h
Estacionamento gratuito no local
Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência
Entrada: inteira R$10 e meia R$5 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos
Acessibilidade no local
www.museufelicialeirner.org.br

Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã
Rua Coroados, 521, Centro – Tupã – SP
Telefone: (14) 3491-2333
Funcionamento: de terça-feira a domingo, (fechado às segundas-feiras), das 9h às 17h
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.museuindiavanuire.org.br

Foto: Suamy Beydoun/Folhapress