Polícia impede invasão de prédio por sem-teto no Centro da capital

Único jornal diário gratuito no metrô

A Polícia Militar impediu na madrugada desta segunda-feira (16) a ocupação de um prédio na avenida São João, centro de São Paulo, por um grupo formado por cerca de 200 sem-teto. Os policiais jogaram várias bombas de gás lacrimogêneo e entraram no imóvel para retirar homens, mulheres e crianças que tentavam se instalar nos apartamentos.

Houve resistência e, enquanto os policiais entravam no prédio, um grupo de sem-teto protestava na avenida. Durante a madrugada, policiais negociaram com lideranças do grupo e as pessoas que já estavam no imóvel saíram. As lideranças do grupo informaram que iriam registrar boletim de ocorrência por causa de agressões sofridas.
A ocupação faz parte do Outubro Vermelho, jornada em que ativistas pelo direito à moradia em São Paulo se mobilizam para defender o cumprimento da função social das propriedades. As manifestações e invasões de imóveis são organizadas pela FLM (Frente de Luta pela Moradia).

Segundo a FLM, no final de semana foram ocupados também um prédio na rua João Bricola, centro de São Paulo, onde funcionava a antiga Casa da Moeda; um terreno no Jardim Três Marias, na zona leste; um galpão no bairro Armênia; e uma antiga fábrica de costuras no Bom Retiro.
Na avenida São João, o prédio que o grupo tentou invadir fica no número 601 e já foi alvo de outras tentativas de ocupações. Em 2014, uma onda de pânico e depredações tomou conta de parte do centro de São Paulo após confronto entre sem-teto e policiais durante reintegração de posse determinada pela Justiça. Desde então o prédio permaneceu vazio.