Prefeitura e Jockey Club apresentam projeto de requalificação de área na ZO

Único jornal diário gratuito no metrô

A Prefeitura e o Jockey Club de São Paulo anunciaram nesta sexta-feira (20) o projeto de requalificação da área de aproximadamente 600 mil metros quadrados que atualmente sedia o clube, na Avenida Lineu de Paula Machado, no bairro de Cidade Jardim. O projeto foi viabilizado a partir de tratativas entre Poder Público e o conselho administrativo do clube, buscando, além de solucionar questões financeiras de longa data entre Jockey e Prefeitura, beneficiar a população da capital paulista. Veja a apresentação
O Projeto Parque do Jockey, de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural do clube, de autoria do Consórcio Königsberger Vannucchi + Levisky Arquitetos, ocorrerá em etapas. Ele contemplará o restauro e a preservação do patrimônio histórico tombado, a criação de um grande parque privado de uso público, a diversificação de usos com a construção de novas edificações e a revitalização das edificações existentes, além da qualificação das instalações do clube dedicado ao turfe, assim como da vizinhança. As construções serão de baixo gabarito para preservar o horizonte visual.

Com o objetivo de potencializar a utilização da área por parte da população, a primeira fase do projeto prevê a criação do parque com área de mais de 150 mil metros quadrados, com a preservação da pista para corrida de cavalos.
As diretrizes de projeto obtiveram parecer positivo do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e segue um ritmo natural de aprovações junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.