Procon monta plantão em SP para atender reclamações nas compras

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O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, vai realizar um plantão especial de atendimento aos consumidores durante a Black Friday deste ano, que começa oficialmente nesta sexta-feira (24).

Os consumidores que se sentirem lesados poderão registrar suas reclamações pelo telefone 151 já a partir das 18h da quinta-feira (23) e até 1h do dia 24 – no mesmo dia, o atendimento prossegue das 6h às 22h. No site do Procon haverá um formulário especial para reclamações e denúncias que já está disponível desde o dia 23.

Nas redes sociais, os usuários poderão usar a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday para denunciar problemas como maquiagem de desconto -situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção-, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros.

Para coibir uma das reclamações mais recorrentes dos anos anteriores – anúncios de falsas promoções e descontos -, o órgão tem monitorado o preço de alguns produtos desde setembro nos sites das principais redes varejistas. Haverá fiscalização física também, com fiscais percorrendo comércios de rua, shoppings centers, supermercados e hipermercados.

O plantão montado pelo Procon em 2016 registrou 2.040 atendimentos. Os principais problemas relatados foram: pedido cancelado sem justificativa (35,6%), produto/serviço anunciado indisponível (11,8%), mudança de preço ao finalizar a compra (11,5%) e maquiagem do desconto (8,7%).