Ônibus derruba viga de túnel e motorista de carro sai ilesa

Único jornal diário gratuito no metrô

Uma viga de ferro caiu no teto de um carro, neste domingo (10), após um ônibus de turismo de dois andares bater na estrutura, pouco antes da entrada do túnel Jânio Quadros, no Itaim Bibi (zona oeste). Ninguém ficou ferido.
Este é o terceiro caso de queda de estrutura por excesso de altura em 21 dias na capital (leia mais abaixo).
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o coletivo passou com excesso de altura em uma via que permite até 3,5 metros, e onde é proibido o tráfego de caminhões e ônibus. Parte da estrutura, de 1,5 tonelada, caiu sobre o EcoSport que vinha logo atrás. A enfermeira Rosana Alves saiu ilesa. “Estava atrás do ônibus, ouvi um barulho forte e continuei seguindo o trajeto normal. De repente, caiu alguma e achei que fosse uma pedra. Afundou o teto e bateu na minha cabeça. O carro morreu e não saiu do lugar. Fiquei uns dez minutos ali, tremendo”, disse Rosana ao SPTV, da TV Globo.
Um dos passageiros, que estava sentado no segundo andar, descreve o momento do acidente. “Rasgou o teto de fora a fora, e nós lá em cima. Parte da porta de emergência caiu no meu colo”, conta Ézio Peres.
O motorista, segundo a TV Globo, colocou a culpa no aplicativo de trânsito que indicou a rota proibida.
O ônibus, da Auto Viação Gadotti, seguia de São Bernardo do Campo (ABC) com destino a Pomerode, em Santa Catarina.
A CET interditou o túnel ontem, por volta das 3h20. A Secretaria de Serviços e Obras, sob gestão João Doria (PSDB), diz que vistoriou o local e não constatou danos à estrutura nem ao suporte da viga, liberando a pista na sequência. O reparo do túnel teve início ontem.
O motorista do ônibus foi multado em R$ 195,23 por trafegar com excesso de altura e ainda receberá cinco pontos no prontuário, por infração considerada grave.
Segundo a companhia de trânsito, o local está devidamente sinalizado com placas indicativas de altura máxima permitida para circulação e de proibição de tráfego de caminhões e ônibus.

OUTRO LADO
A empresa de ônibus Auto Viação Gadotti afirmou, em nota, que lamenta o “infortúnio” e está verificando um procedimento interno “para a apuração dos fatos”. A Auto Viação Gadotti afirmou, ainda, que o motorista era capacitado e experiente para a condução do ônibus. De acordo com informações da empresa catarinense, a viação possui seguro e está encaminhando todos os procedimentos necessários “para a solução do ocorrido”. Em seu site, diz que “a segurança é um dos pontos fortes da Gadotti”.

(Folhapress)
Foto: Reprodução/TV Globo