Pacientes invadem UBS por vacina de febre amarela, e segurança é reforçada

[the_ad id="63382"]

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi obrigada a montar um esquema especial de segurança na UBS do Jardim Helena (zona leste) depois que pacientes invadiram o posto, nesta sexta-feira (19), em busca da vacina contra a febre amarela. Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o tumulto aconteceu durante a distribuição de senhas para a vacinação. Pacientes se desentenderam e alguns chegaram a invadir a unidade. A Polícia Militar foi chamada e compareceu a UBS para dar apoio aos agentes da GCM. Ninguém foi preso e o atendimento segue normal nesta tarde.
A UBS do Jardim Helena é uma das unidades de referência para aplicação da vacina contra a febre amarela para viajantes com destinos a áreas com risco para a doença. Por isso, o posto está abastecido com apenas mil doses do imunizante.
“Mesmo restrito a quem vai viajar essa [e outras unidades] têm recebido um alto fluxo de pessoas buscando a vacina”, informou a secretaria.
A pasta reiterou que “a campanha de vacinação tem como público-alvo todos os distritos da zona norte, onde 90 UBS estão aplicando a vacina que reside ou trabalha na região”. A ação também contempla três distritos da zona sul (Parelheiros, Marsilac e Jardim Ângela) e parte do Capão Redondo. Na zona oeste, a recomendação é apenas para os moradores do distrito Raposo Tavares.

VACINA FRACIONADA
A capital paulista já anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação fracionada para o próximo dia 26, com o objetivo de imunizar 2,5 milhões de pessoas em 15 distritos das zonas leste e sul. “Outros distritos deverão ser incluídos na campanha de vacinação nos próximos meses”, diz a nota.

(Folhapress)
Foto: Google Street View

[the_ad_group id="6840"]