Dirceu se torna réu pela terceira vez na Lava Jato

[the_ad id="63382"]

O ex-ministro José Dirceu (PT) se tornou réu pela terceira vez na Operação Lava Jato. O juiz federal Sergio Moro aceitou nesta terça-feira (20) denúncia que investiga a suspeita de corrupção em contratos da Petrobras com as empresas “Engevix Engenharia e UTC Engenharia. Segundo o Ministério Público Federal, houve simulação na contratação da empresa Entrelinhas Comunicação Ltda. pela Engevix para efetuar pagamento de R$ 900 mil a Dirceu.
A denúncia também aponta suposto pagamento indevido feito pela UTC à JD Assessoria, empresa de Dirceu. Segundo a acusação, de fevereiro de 2013 a outubro de 2014, aditivos ao contrato de prestação de serviços foram utilizados para repassar cerca de R$ 1,5 milhão a Dirceu, sem que houvesse efetiva prestação de serviços.
Segundo a Procuradoria, os pagamentos tanto da Engevix como da UTC eram repasses de acertos de corrupção em contratos das empresas com a Petrobras.
Moro afirma ainda que em relação aos pagamentos da UTC à JD Assessoria há prova documental de que foram feitos mesmo quando José Dirceu já estava condenado criminalmente na ação penal 470, conhecida como mensalão. Ao aceitar a denúncia, o juiz suspendeu o processo por um ano para tratar de ações penais de pessoas ainda não julgadas pela Justiça.

OUTRO LADO
O advogado de Dirceu, Roberto Podval, afirmou que o fato de Moro suspender o processo demonstra no mínimo a falta de necessidade ou importância de apurar os fatos neste momento. Em relação à denúncia, a defesa disse que não foi comunicada oficialmente e não teria o que dizer.

(Folhapress)
Foto: Igor Estrela/FramePhoto/Folhapress

[the_ad_group id="6840"]