Palmeiras diz que vídeo “prova” interferência e fala em anulação da final

Único jornal diário gratuito no metrô

No início da noite desta terça-feira (10), o Palmeiras divulgou um vídeo que diz ser evidência de interferência externa no trabalho da arbitragem durante o segundo jogo da final do Campeonato Paulista, vencido pelo Corinthians no Allianz Parque.
Diretor de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), Dionísio Roberto Domingos sobe pelo túnel da arena, entra em campo e, segundo o Palmeiras, se comunica com o assistente.
“Considerando que trata-se de violação clara das normas da IFAB (International Football Association Board) e do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que deve resultar invariavelmente na anulação da partida, o Palmeiras aguardará o pronunciamento imediato das entidades administrativas do esporte a respeito das providências sobre o assunto, sob pena de adotar todas as medidas cabíveis para garantir a lisura da competição e os seus direitos”, diz o clube em nota.
No entanto, a FPF alega que não há qualquer irregularidade na presença do dirigente no gramado. A entidade admite que Dionísio não poderia conversar com qualquer membro do quadro de arbitragem da partida, mas o argumento é de que as imagens não comprovam se houve mesmo comunicação entre os profissionais.
“[Dionisio] poderia estar [no campo], mas não deveria. Não deve falar com a equipe de arbitragem, não é recomendado”, disse Salvio Spinola, ex-árbitro e hoje comentarista na ESPN Brasil.
Ele explica que em campeonato organizados pela CBF existe a figura do tutor, que por vezes fica no gramado avaliando a atuação da arbitragem. Tal função, porém, não é padrão no Paulistão.
“Tutor é uma espécie de orientador. A CBF passou a adotar essa figura em alguns casos. Desconheço que a FPF escale tutores. O importante é saber a escala dos oficiais do jogo. A CBF informa na escala o tutor. Nunca vi na FPF”, completou Salvio.

(Folhapress)
Foto: Reprodução/TV Palmeiras