Policial de folga reage a roubo e mata ladrão em Guarujá

Único jornal diário gratuito no metrô

Um assaltante foi morto por um policial militar de folga na manhã deste domingo (13) ao tentar assaltar uma farmácia na região da Enseada, em Guarujá, litoral de São Paulo. Um outro ladrão que o acompanhava conseguiu fugir com dinheiro dos caixas do estabelecimento.
As imagens do circuito de segurança mostram um dos assaltantes anunciando o assalto e balançando sua arma no ar. Agachado, o policial se move entre as fileiras da farmácia, escapando do assaltante. Clientes da drogaria ficaram deitados durante a ocorrência.
O policial então parte para a mesma fileira em que está o ladrão e o atinge. O assaltante cai e solta seu revólver. Nesse momento o comparsa foge.
O assaltante baleado foi encaminhado para o hospital Santo Amaro, onde foi submetido à cirurgia e encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele, no entanto, não resistiu e morreu no início da noite.
Também neste domingo (13), o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), fez uma homenagem à cabo Katia da Silva Sastre, 42, que matou um ladrão na porta de uma escola no bairro Jardim dos Ipês, em Suzano (Grande SP), na manhã deste sábado (12).
França entregou flores à policial militar na manhã deste domingo (13), em cerimônia no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4, na Vila Esperança, zona leste de São Paulo.
O governador disse que o evento era para “cumprimentar a destreza, a técnica e a coragem” da cabo.
“A gente não pode deixar de enaltecer toda a técnica que você usou nesse episódio, da maneira rápida que você agiu e, ao mesmo tempo, a coragem que você teve, porque poderia simplesmente se omitir naquela situação, pois estava de folga, à paisana”, disse França à policial.
Questionado se o agradecimento não iria contra a filosofia de redução de letalidade policial, França afirmou que “a homenagem é feita porque é Dia das Mães, e ela é mãe”.
“Ela foi a uma festa para comemorar a data e aconteceu uma situação dessas. Ela agiu tão precisamente, tão perfeitamente, que a gente resolveu homenageá-la”, falou o governador à reportagem.
“Claro, o rapaz morreu, não é o ideal. A gente gostaria que as pessoas não morressem”, disse França.
“A gente faz isso para mostrar para as pessoas mais jovens que elas não se aventurem com arma na mão, porque estão sujeitas a morrer. Porque os nossos profissionais da segurança são bem treinados para fazer a segurança pública”, afirmou o governador.
Após a homenagem, Katia disse que, apesar de não poder estar ao lado das filhas durante todo este Dia das Mães, é recompensador saber que não houve mais vítimas durante a tentativa de assalto.
“É gratificante por ter salvado vidas, porque a gente não sabe como seria o decorrer disso. É para isso que estamos nessa profissão, para defender as vidas, e foi o que eu fiz”, afirmou.
Ela contou que não sabia se a reação do assaltante seria atirar nas crianças ou nos adultos que estavam em frente à escola. “Então decidi defender as mães, as crianças, a minha própria vida e a da minha filha”, disse. “Na hora eu pensei que tinha que ter atitude. Nós, policiais, somos preparados para isso.”
Katia é mães de duas meninas. A mais velha, de sete anos, estava com ela no momento do assalto.

ASSISTA:

(Folhapress)
Foto: Reprodução