Seleção de Tite tem 19 jogadores que foram campeões nos últimos 12 meses

Único jornal diário gratuito no metrô

Não será pela falta de costume em dar voltas olímpicas que a seleção brasileira deixará a Rússia sem conseguir faturar o seu sexto título mundial. Afinal, com a maior parte do grupo convocado por Tite em grande fase, o treinador tem à disposição 19 jogadores que foram campeões nos últimos 12 meses. Não têm, porém, o título mais importante, o Mundial, alvo principal de suas carreiras.

O batalhão de campeões que o técnico do Brasil pode escalar na Copa do Mundo traz um componente considerado importante ao mundo do futebol, que só não pode se confundir com excesso de confiança: saber ganhar, algo fundamental em um torneio de tiro curto, com apenas sete jogos e um mês de disputa como a Copa do Mundo. E isso tem sido costumeiro com Tite, que só perdeu um dos 21 jogos em que dirigiu a seleção.

“A gente chega em um momento que poderíamos falar como perfeito, com jovens de muita disposição e também jogadores com certa rodagem, jogando Liga dos Campeões e Libertadores. Alguns vencendo mais do que os outros, começando mais cedo, mas chegamos com muita bagagem”, avaliou o goleiro Alisson em recente entrevista coletiva.

O goleiro, aliás, é um dos quatro jogadores convocados por Tite que não levantaram taças nos últimos 12 meses, assim como o zagueiro Miranda, o meia Renato Augusto e o atacante Roberto Firmino, finalista da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada.

A rotina de conquistas dos jogadores da seleção também passa pela presença deles em clubes que brilharam na última temporada europeia. O Manchester City, que cedeu quatro jogadores para Tite, dominou o futebol da Inglaterra, assim como o Paris Saint-Germain fez na França, com Thiago Silva, Neymar e Marquinhos, e o Shakhtar Donetsk na Ucrânia, que teve Taison e Fred, recém-adquirido pelo Manchester United, lembrados pelo técnico.

Foto: Wilton Júnior AE