Governo do Estado de SP amplia as atividades da Operação Corta Fogo

Único jornal diário gratuito no metrô

Para prevenir incêndios em rodovias, parques e áreas de proteção ambiental durante o inverno, caracterizado pela predominância da estiagem, o Governo do Estado de São Paulo já promove atividades da Operação Corta Fogo 2018, lançada em 7 de junho e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Parte da estratégia para este ano é reforçar a estrutura dos três polos da iniciativa, nos parques estaduais Campos do Jordão, Juquery e Porto Ferreira e abrangem 14 unidades de conservação.

Ao todo, onze caminhonetes 4×4, cabine dupla, quatro caminhões-pipa e três caminhões-plataforma auxiliarão nas respostas rápidas a incêndios florestais nas áreas protegidas localizadas estrategicamente em regiões de maior risco, além dos locais com histórico de ocorrências.

O combate ao fogo com o uso de aeronave de asa fixa foi ampliado para as regiões de Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba. A ação se mantém para as regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Em 2017, foram 5.203 focos de incêndio, contra 3.193 do ano de 2016. Só em setembro, foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica medida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998. Os incêndios em Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas Estaduais atingiram, no ano passado, 3.828 hectares de matas.

Foto: Divulgação