SMS mantém intensificação da vacinação contra febre amarela

[the_ad id="63382"]

A partir desta segunda-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo manterá a intensificação da vacinação contra a febre amarela em todas as 466 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. O objetivo é incentivar a procura por parte do público que não tomou a dose durante o período de campanha.

Até quinta-feira (28), 6,6 milhões de pessoas procuraram as unidades da cidade para receber a vacina que protege contra febre amarela, o que representa cobertura de 57%. O número está abaixo da meta de vacinar 95% do público-alvo, avaliado como o ideal pela SMS.

O alerta para a chegada do vírus no município aconteceu em outubro do ano passado, com a confirmação da primeira epizootia (morte de primata não-humano). Desde então, 160 óbitos de macacos foram confirmados no município, sendo a última ocorrência de um bugio encontrado no início de junho no distrito administrativo de Parelheiros, na Zona Sul, o que reforça que o vírus continua em circulação na capital paulista, mesmo no período do inverno, quando ocorre menor atividade do vetor (mosquito).

Até o momento, foram confirmados 13 casos autóctones (contraídos no município) da doença, dos quais seis resultaram em óbito. No entanto, a maioria dos casos de febre amarela em nossos residentes ocorreu em pessoas que foram viajar para outros municípios, inclusive próximos a São Paulo. Foram registrados 28 casos importados da doença (moradores de São Paulo que a contraíram ao visitar áreas com risco de febre amarela) no ano passado e 107 casos importados em 2018.

Para receber a vacina na capital é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Para saber qual a unidade básica de saúde de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/). A dose será aplicada nas unidades de saúde que estarão abertas neste sábado (30). A lista com os endereços e os horários de atendimento pode ser acessada neste link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=248543

Foto: Valdecir Galor/SMCS

[the_ad_group id="6840"]