Temperatura despenca e a cidade de SP tem a tarde mais fria do ano

Único jornal diário gratuito no metrô

Uma forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil e nesta terça-feira (10) começou a derrubar a temperatura nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Por isso, a cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano com 15,6°C de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da capital, segundo Instituto Nacional de Meteorologia registrou. O recorde anterior era de 16,2°C no dia 16 de junho.

Por volta das 13h, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, registrava apenas 11°C, mas a sensação térmica era de 8°C. A temperatura mínima oficial em São Paulo nesta terça foi de 11,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, mas não foi recorde. O recorde atual de menor temperatura na cidade de São Paulo é de 9,3°C no dia 21 de maio. Porém, a previsão é de que esfrie mais nesta quarta-feira. A Climatempo prevê mínima de 8°C para as madrugadas de 11 e 12 de julho.

Já nos municípios do Planalto Sul Catarinense, a noite desta segunda-feira, 9, e o amanhecer desta terça, foram marcados pela chegada da neve. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno foi registrado na localidade de Mundo Novo e Morro da Igreja em Ubirici, no Morro das Antenas em Urupema e ainda no distrito do Cruzeiro em São Joaquim. Este foi o primeiro registro de neve acumulado no ano.

Foto:  Renato S. Cerqueira/AE