Projeto de lei que instala botões de pânico nos ônibus tramita na Câmara

Único jornal diário gratuito no metrô

A crescente onda de assaltos nos ônibus estimulou a elaboração do Projeto de Lei (PL 83/2017), de autoria do vereador Ricardo Teixeira (PROS), que determina a instalação de botões de pânico no interior dos veículos de transporte coletivo público municipal.

O botão servirá como alerta de perigos iminentes aos motoristas e cobradores dos veículos, tais como, assaltos, roubos, casos de violência contra os funcionários e entre passageiros ou ainda destruição do veículo, seja por vandalismo ou por incêndio.

Ao ser acionado, o botão de pânico emitirá uma informação no letreiro do ônibus, com a palavra “perigo”, e enviará os dados, por meio de GPS, à Central de monitoramento da SPTrans, que deverá tomar as providências cabíveis.

O projeto também especifica que o dispositivo deverá ficar em local de fácil acionamento para o motorista e cobrador, porém invisível aos passageiros. No interior de cada veículo deverá ser afixado um cartaz informando aos passageiros sobre a presença do botão de pânico.

“É importante utilizar as técnicas mais modernas no combate ao crime. O botão de pânico seria uma delas. Uma medida já implantada em centros comerciais e residências. Além disso, é importante salientar que o roubo ao transporte coletivo cresce a cada dia na nossa cidade é esta alternativa pode ser bastante eficiente”, disse Ricardo Teixeira.

Atualmente, este Projeto encontra-se em tramitação na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Foto: William Moreira/AE