Unisa celebra seu cinquentenário na Assembleia Legislativa em alto estilo

Único jornal diário gratuito no metrô

Ao completar seu Jubileu de Ouro, a Universidade Santo Amaro (Unisa) celebrará seus 50 anos de trajetória na educação superior, nesta quinta-feira (16), às 19h, em sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Serão entregues os títulos de Professor Honoris Causa ao ex-governador Geraldo Alckmin e de Doutor Honoris Causa ao médico Roberto Kalil Filho, que foram, respectivamente, professor e aluno da Instituição.

A solenidade ocorrerá no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira” e também homenageará colaboradores e professores mais antigos da Universidade, além de instituições parceiras. De acordo com a reitora da Unisa, Luciane Lúcio Pereira, este será um momento de valorização da história que começou em Santo Amaro.

“É um importante reconhecimento a todos que fazem ou fizeram parte desta Instituição. A Unisa sempre primou pela excelência do ensino superior, tem bases sólidas no Estado de São Paulo e agora está presente em todo Brasil por meio da Educação a Distância”, disse.

 

Universidade vai abrir seu 1º campus na Grande SP
Há 50 anos, um grupo de professores, comerciantes, médicos, dentistas e políticos de Santo Amaro se uniram, no auge do crescimento econômico do bairro, para a fundação de uma universidade. O movimento popular em prol da educação tomou forma com o apoio da imprensa local. O apelo da sociedade logo resultou na doação de uma área no Jardim das Imbuias para a edificação do sonho coletivo.

“Onde o senhor plantou eucaliptos, nós queremos plantar alunos, fazer com que haja ali escolas, cursos e trazer a mocidade para este recanto de São Paulo. Nós faremos com que isto mude a configuração desta região”, disse, na época, o presidente da Sociedade Amigos Capela do Socorro, Albany Gandia, para o doador da área, o empresário Emil Heininger. Poucos meses depois, a pedra fundamental da Unisa foi lançada em grande festa no dia 22 de setembro de 1968.

Desde então, a Unisa não parou de crescer. Completando seu Jubileu de Ouro, a Universidade conta com uma ampla estrutura de quatro campi, localizados em sua maioria na Zona Sul. Em 2005, tornou-se pioneira na Educação a Distância (EaD), ao transmitir sua primeira aula via satélite e atualmente conta com mais de 200 polos educacionais em todo o país. Neste ano, pretende abrir seu primeiro campus fora de sede, em Guarulhos.

“A Unisa mostra perenidade e solidez mesmo com tudo que aconteceu no País nas últimas décadas e está sempre muito atenta às mudanças”, destaca a reitora, professora Luciane Lúcio Pereira. De acordo com ela, a Universidade enfrenta um mercado voraz, com concorrentes oferecendo cursos a baixíssimo custo. “Estamos buscando uma gestão cada vez mais profissional e sustentável, além de oferecer um processo de aprendizagem mais estimulante aos alunos”, explica.

 

Clínicas de saúde oferecem atendimento à população
O sentimento de pertencimento é comum entre professores e alunos. “Estou aqui desde 1998, quando entrei como auxiliar administrativo. Me formei na segunda turma de administração da Unisa. Conclui o mestrado e o doutorado. É uma bela história: comecei como aluna, sendo filha de ex-funcionária e cheguei onde estou”, disse a pesquisadora institucional, professora Anna Cristina Pascual Ramos. Ela lembra que a Universidade é a primeira escola particular de medicina de São Paulo.

A Unisa conta com um portfólio extenso de cursos de graduação e especialização. Desde os mais tradicionais, como Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis até os tecnológicos como Gestão Ambiental, Gestão Pública, Estética e Cosmética. Especialmente na área da Saúde e Biológicas, a Universidade tem tradição, além da Medicina, nos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Medicina Veterinária e Psicologia. Mais recentemente, investiu nos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Fotografia e Conservação e Restauro. Ao todo, são mais de 100 opções de cursos de graduação e stricto sensu.

O papel social da Unisa também é de extrema importância. São diversas clínicas de saúde e assessorias que prestam serviços à população. Entre elas está a Clínica de Fisioterapia. Mãe de uma paciente com lesão cerebral, Lionice Bernardes Santos Banzatto leva sua filha Neiva há 16 anos para o tratamento com a equipe de alunos e fisioterapeutas. “Desde as primeiras sessões, minha filha evoluiu bastante. Ela era cadeirante e agora já usa o andador. Em casa, ela se levanta da cama, sai da mesa e está mais independente”, disse.

Depoimentos como da professora Anna Ramos e da mãe da paciente, Neiva Banzatto, são uma amostra da importância da Instituição para a vida de milhares de pessoas que estudam, recebem assistência, trabalham ou lecionam nela. A Unisa mostra, em seus 50 anos, que preserva suas raízes em Santo Amaro, sem deixar de olhar para o futuro e se expandir para todo o país.

Foto: Divulgação