Metrô esclarece que irá inaugurar na 6ª apenas a Estação AACD-Servidor em SP

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Após ter confirmado a inauguração de quatro estações da Linha 5-Lilás, a assessoria de imprensa do Metrô informou nesta quarta-feira, 29, que apenas a Estação AACD-Servidor será aberta na sexta-feira, 31. Segundo a assessoria, houve um erro de comunicação. O Metrô informou agora que as outras três estações – Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin – serão entregues com novo atraso, no fim de setembro. As primeiras promessas eram de conclusão do projeto, que custou R$ 10 bilhões, em 2014.

Diante da expectativa de uma participação maior no total de usuários que têm mobilidade reduzida, por causa da proximidade com a Associação de Assistência à Criança Deficiente, que batiza a Estação AACD-Servidor, a parada teve um desenho especial para melhorar a acessibilidade.

Ela terá nove elevadores e 20 escadas rolantes, além de acessos em dois níveis na Rua Pedro de Toledo, em Moema, na zona sul de São Paulo. A parada também facilitará o acesso aos Hospitais Edmundo Vasconcelos e do Servidor Público Estadual, além de ser uma opção a menos de 1,5 quilômetro do Parque do Ibirapuera. Será a estação mais perto do principal parque paulistano.

As novas estações da Linha 5-Lilás ainda tiveram um desenho arquitetônico planejado para reduzir o consumo de energia, um dos maiores custos operacionais da rede.

As grandes claraboias de vidro são “marcas” das novas paradas, que têm em seu nível do asfalto novas praças abertas à população No caso da AACD Servidor, há ainda dois pisos de estacionamento entre o nível da rua e as plataformas.

Num primeiro momento, a Estação AACD-Servidor funcionará em operação assistida. O Metrô estima que elas devem ficar em horário especial, funcionando das 9h às 16h, por duas semanas – as estações anteriores desse ramal estão no esquema há três meses.

Com a abertura das outras três estações, a Linha 5-Lilás do Metrô será oficialmente interligada às Estações Santa Cruz, da Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde, ligando o ramal, que vem do Capão Redondo, no extremo sul da capital, à região central de São Paulo.

“Parte das pessoas que vêm da zona sul pela Linha 5 deve continuar na Linha 5”

Foto:Renat S.Cerqueira. AE