SP supera meta da campanha e vacina mais de 95% das crianças contra pólio e sarampo

Único jornal diário gratuito no metrô

O Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite), indicada na campanha de imunização de 2018. No total, foram aplicadas 4,2 milhões de doses contra ambas as doenças, alcançando coberturas vacinais de 95,7% para pólio e 95% para sarampo, respectivamente.
Mais de 2,1 milhões de crianças com idade de 1 ano a menores de 5 anos foram imunizadas até o momento, conforme balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados informados pelos municípios. Em todo o Estado, há 2,2 milhões de crianças paulistas nessa faixa-etária.
Devido à importância de imunizar pelo menos 95% do público-alvo, a Secretaria de Estado da Saúde orienta as cidades que ainda estiverem abaixo da meta a prosseguir com a campanha vacinação até o dia 28 de setembro.
Em todo o território paulista, 14 regiões ultrapassaram as metas, mas três ainda precisam aumentar as coberturas: a Grande São Paulo, onde o percentual de vacinação contra pólio é de 94,5%, e 93,8% contra sarampo. Na região de Campinas, de 94%, e 93,6%, respectivamente. Já na região de Ribeirão Preto, a cobertura é de 93,4% contra paralisia infantil e de 92,6% contra sarampo.
Desde 4 de agosto, quando a campanha começou com um ‘Dia D’ extra exclusivamente em SP, foram imunizadas 2.108.868 crianças contra pólio e 2.092.288 contra sarampo.
“Contamos com apoio dos municípios que ainda tiverem cobertura vacinal abaixo de 95% para que as crianças ainda não imunizadas recebam as vacinas contra poliomielite e sarampo. As doses seguem disponíveis nos postos, pois fazem parte da rotina de imunização. A vacinação é fundamental para eliminarmos os riscos da circulação dessas doenças no Estado de São Paulo”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

 

 

Foto:Newton Menezes