Indústria paulista fecha 2.500 postos de trabalho em agosto

Único jornal diário gratuito no metrô

 

Num resultado que, conforme a entidade, reforça a perspectiva negativa ao emprego, a indústria paulista fechou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, segundo informou nesta terça-feira, 18, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O saldo ficou praticamente estável – queda de 0,08% – na comparação com julho com ajuste sazonal. Apesar do dado negativo do mês passado, o saldo de empregos da indústria de São Paulo seguiu no campo positivo no acumulado de janeiro a agosto, quando as fábricas abriram 14 mil vagas, alta de 0,64%.

“A nossa previsão é de encerrar o ano com emprego negativo na indústria paulista. Esse cenário começou a ganhar força com greve dos caminhoneiros, a indefinição política e a preocupação com o ambiente de negócios internacional, que tem causado o afastamento dos investimentos”, diz, em nota, José Ricardo Roriz Coelho, presidente em exercício da Fiesp.

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa de emprego da Fiesp, nove fecharam vagas em agosto, com destaque negativo para as indústrias de produtos têxteis e de produtos de metal, que fecharam, cada uma, pouco mais de mil postos. Outros nove setores contrataram mais do que demitiram e quatro mantiveram seus quadros estáveis.

 

Foto: ABr