Governador Márcio França autoriza concurso para 5,4 mil vagas na PM

Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

O governador Márcio França autorizou, nesta sexta-feira, 12, a realização de novo concurso público para o preenchimento de 5.400 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A data do concurso e nem o período de inscrição ainda não foram definidos.

Os candidatos deverão possuir ensino médio, idade de 17 a 30 anos e altura mínima de 1.60m para homens e 1,55m para mulheres, além de carteira de habilitação nas categorias “B” a “E”. A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.143,70, já considerando o adicional de insalubridade de R$ 691,64.

O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; e fizer alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideia ou ato libidinoso e ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos

Os concursos para o cargo de soldado são compostos de provas objetivas, prova dissertativa, testes de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, além de análise de documentos.

A prova objetiva é composta de 50 questões, sendo 18 de língua portuguesa, 12 de matemática, dez de conhecimentos gerais, cinco de noções básicas de informática e cinco sobre noções de administração pública.

Já a avaliação dissertativa é composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

 

Foto: Reprodução twitter