Homem abre fogo em igreja, mata quatro e se suicida em Campinas

Único jornal diário gratuito no metrô

Um homem, de cerca de 30 anos de idade, entrou na Catedral Metropolitana de Campinas, no interior paulista, por volta das 13h desta terça-feira, 11, e atirou contra oito pessoas que estavam rezando no local. Quatro pessoas morreram e as outras foram socorridas. Segundo a polícia, agentes entraram na igreja e dispararam contra o homem. Ele, então, teria caído no chão e se matado em seguida.

O atirador foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, que morava em Valinhos, cidade vizinha. Euler foi servidor concursado do Ministério Público do Estado de São Paulo, atuando como auxiliar de Promotoria I, na Comarca de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo.

O Ministério Público de São Paulo informou que ele pediu exoneração do cargo em 3 de julho de 2014. O perfil de Euler em uma rede social, sem postagens, informa que ele estudou no Colégio Técnico da Unicamp e na Unip, em Campinas.

A catedral fica na região central de Campinas, e houve corre-corre na hora do ataque, no início da tarde, principalmente na rua 13 de Maio, uma das mais movimentadas do comércio local. O autor dos disparos usou uma pistola e um revólver.

“Ele não chegou atirando. Ele estava sentado, parado e quando se levantou começou a atirar nas pessoas”, disse o delegado Hamilton Caviola Filho, do 1º DP de Campinas, responsável pelo policiamento na região. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão em Campinas, Major Adriano Augusto, em entrevista à GloboNews, policiais entraram na catedral após ouvir os disparos e atingiram o atirador, que caiu. Em seguida, o homem teria atirado contra a própria cabeça.

Na hora do ataque, a polícia estava mobilizada para um roubo a banco no centro. Várias viaturas da polícia cercaram a região.

Em nota, a Arquidiocese de Campinas informou que a catedral segue fechada e que motivação do crime ainda é desconhecida. “Assim que dispusermos de mais informações, as disponibilizaremos. Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor.”

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que mobilizou prontamente o Samu, a Rede Mário Gatti, a Guarda Municipal e a Emdec para atender às vítimas do ataque.

Os quatro homens que morreram no ataque são  Sidnei Vitor Monteiro, de 35 anos, José Eudes Gonzaga, de 68 anos, Cristofer Santos e Elpídio Coutinho, de idades não informadas. Entre as feridos, estão Lourdes Rodrigues, de 79 anos, e Jandira, mãe de Sidnei Vitor, de 65 anos, internadas no Hospital Mário Gatti, mas sem risco de morte. Outros dois foram hospitalizados, mas não há informação sobre o estado de saúde.

‘Sempre pensei que a igreja fosse

um lugar seguro’, diz testemunha

A gerente de uma loja de alianças que fica perto da catedral ouviu o barulho dos disparos e se assustou. “Ouvimos muitos tiros, mais de 20. Ouvi, mas não estava entendendo. Só fui entender quando as pessoas entraram correndo e gritando dentro da loja”, disse Patrícia Silvério, de 40 anos.

“Vi um senhor, todo ensanguentado, correndo, até que uma ambulância o segurou.” Segundo ela, várias lojas das redondezas fecharam as portas e uma faixa amarela faz o isolamento do local.

Pedro Rodrigues estava dentro da Catedral e viu quando o atirador entrou na igreja e fez os disparos. “Era hora do almoço e fazia uns 5 minutos que a missa tinha acabado. Ele chegou com a arma em punho e saiu atirando. Sempre pensei que a igreja era um lugar seguro”, disse Rodrigues.

Emocionado, padre que celebrava missa

afirma que ‘ninguém pode fazer nada’

O padre Amaury Thomazi, que celebra a missa das 12h15 na Catedral Metropolitana de Campinas, no momento em que o atirador abriu fogo no interior da igreja, fez um relato emocionado para seus fiéis pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (11).

“Para os amigos que estão pedindo algumas informações estou mandando esta mensagem para dizer que está tudo bem aqui na Catedral. Eu rezei a missa do meio dia e quinze, e no final da missa uma pessoa entrou atirando e fez algumas vítimas. Ninguém pode fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Mas eu peço a orações de todos, estamos todos bem”, disse o sacerdote.

Thomazi informou ainda que ninguém podia sair e nem entrar no local, mas na sequência ele pede aos amigos que rezem pelo atirador, que cometeu suicídio. “A vocês amigos eu peço apenas que rezem pela pessoa. Ele se matou depois da situação, ele atirou nas pessoas foram mais de 20 tiros aqui dentro, e depois ele se matou. Então, rezámos por ele, e por aqueles que foram feridos. Tem pessoas que são vítimas fatais. Peçamos a Nossa Senhora Imaculada que interceda por esta catedral, por estas pessoas, por estas famílias”, completa.

 

Foto:Denny Cesare AE VALE