Paulistão 2019 tem início no sábado com pouco tempo de preparação dos clubes

Único jornal diário gratuito no metrô

Assim como aconteceu no ano passado, com a realização da Copa do Mundo na Rússia, a Copa América, que será disputada no Brasil entre os meses de junho e julho, terá grande influência no Campeonato Paulista.

Com o calendário brasileiro bastante apertado por causa da disputa da competição continental, que provocará uma interrupção de quase 30 dias no futebol nacional, os Estaduais tiveram que ter os seus inícios adiantados mais uma vez. No caso do Paulistão, o começo será neste sábado (19), o que faz com a pré-temporada dos grandes clubes seja menor.

Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos voltaram de férias no último dia 3 e, assim, terão apenas 16 ou 17 dias de treinamentos para as suas estreias. Cada comissão técnica teve que se virar com o pouco tempo de preparação, mas mesmo assim o favoritismo está com os quatro grandes clubes do Estado.

Assim como em 2018, o Paulistão conta com 16 times. Eles foram divididos em quatro grupos e todos jogarão contra as equipes das outras chaves, totalizando 15 rodadas. Passam às quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, que se enfrentarão em um duelo de ida e volta pela vaga na semifinal. Esta fase e a grande decisão também serão disputadas em duas partidas.

Os pontos serão acumulativos e continuarão a ser contabilizados na fase de mata-mata para definir a ordem do mando de campo até a final. Com relação ao rebaixamento, tudo igual a 2018 – os dois piores clubes na classificação geral, independente do grupo, cairão à Série A2 em 2020.

Esta edição terá de novo a disputa do Campeão do Interior. Os seis clubes que não se classificarem para as quartas de final e não forem rebaixados, excluindo os times da capital e o Santos, brigarão pelo troféu.

Federação confirma uso o do

VAR a R$ 30 mil por cada jogo

Depois da polêmica final do ano passado entre Palmeiras e Corinthians, na qual o time alviverde reclamou muito de interferência externa na arbitragem, o que terá de novo no Paulistão é a utilização do VAR, o árbitro de vídeo. A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que a tecnologia será usada a partir das quartas de final, com os custos – de cerca de R$ 30 mil por jogo – bancados pela entidade.

Mais enxuto e apertado, o Paulistão começará com a expectativa de equilíbrio de forças. O favoritismo, no entanto, continua com os quatro grandes clubes do Estado: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. E isso não é por acaso. Em 116 anos de história, somente em cinco oportunidades a taça estadual ficou com uma equipe de fora das cidades de São Paulo e Santos.

Série A2 terá quatro ‘caras novas’

em relação ao campeonato 2018

São quatro “caras novas” nesta Série A2 em relação ao ano passado. Campeão da Série A3 de 2018, o Atibaia é um deles – vai mandar os seus jogos no estádio Benito Agnello, em Rio Claro (SP), pois seu estádio não tem a capacidade mínima para receber os jogos do campeonato -, assim como a vice-campeã Portuguesa Santista, que tem Sérgio Guedes (ex-goleiro de Santos e Ponte Preta) como treinador. Já Linense e Santo André tentam voltar à elite depois de terem sido rebaixados.

Entre os remanescentes do ano passado aparecem o Água Santa, que conta com apoio da cidade de Diadema (SP), e o Nacional, que tem o apoio de um grupo de empresários e pode surpreender. Animado pelo título da Copa Paulista e com a inédita participação na Copa do Brasil, o Votuporanguense também tem o apoio da cidade e um aparelhado estádio – o Plínio Marin. Com boa retaguarda financeira, o Sertãozinho tem condições de brigar por uma boa posição. Por outro lado, outros clubes entram na competição sob suspeitas. São os casos de Juventus, Penapolense, Rio Claro e São Bernardo.

Série A3 do Paulista terá Túlio

Maravilha em busca do gol 1001

O Campeonato Paulista da Série A3 terá novidades pontuais em seu formato, uma vez que será disputado pela primeira vez com número reduzido de times. Entre os 16 participantes, chamam atenção a presença de Audax, finalista da Série A1 em 2016, e Taboão da Serra, que conta com o folclórico centroavante Túlio Maravilha no elenco.

Uma das atrações inusitadas desta edição da terceira divisão estadual será a presença do interminável atacante Túlio Maravilha, de 49 anos, como jogador do Taboão da Serra. Em entrevista recente, ele diz que vai em busca do gol 1001 na carreira. O milésimo, segundo as contas do próprio jogador, foi marcado em 2014 pelo Araxá, de Minas Gerais.

Outro nome conhecido que estará na atual edição é o volante Richarlyson, de 36 anos, que vai defender o time da cidade onde passou a infância: Bauru. Campeão mundial, tri do Campeonato Brasileiro e uma vez da Copa Libertadores com o São Paulo, ele vai jogar pelo tradicional Noroeste, que está na Série A3 desde 2016, ano seguinte após subir da Segunda Divisão, e não disputa a elite desde 2011.

 

Foto: Alex Silva AE