Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Beleza & Bem-Estar

Prefeitura inicia a distribuição gratuita de autotestes de HIV

Desde a sexta-feira (1º), a cidade de São Paulo passou a ofertar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) autotestes de HIV, em que o próprio usuário realiza o seu exame rápido de identificação do vírus causador da aids.
“Apesar das nossas unidades móveis, que circulam pela cidade, levarem os testes para mais perto das pessoas, ainda há quem prefira fazer em situação de privacidade¨, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.
“Os autotestes são mais uma opção de ampliarmos o diagnóstico na cidade, e, em caso positivo, iniciar o tratamento o quanto antes para, dessa forma, quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, completa.
Os kits já estão disponíveis para retirada em todos os 26 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids de São Paulo. Além das unidades de saúde, o PM DST/Aids também firmou uma parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) especializadas em HIV/Aids e com casas de entretenimento adulto da capital para que sejam outros pontos de dispensação do autoteste. A proposta é tornar o insumo o mais acessível possível.
O passo a passo de como realizar o autoteste está disponível no portal da Saúde Municipal. O resultado sai em apenas 10 minutos.
Em caso do autoteste ser positivo, a orientação é que o usuário procure um dos serviços da RME de mais fácil acesso para realizar o exame confirmatório. Se o resultado se mantiver, o paciente é encaminhado para vinculação em um dos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em IST/Aids para iniciar o tratamento.

Foto: Reprodução Prefeitura

Share this content: