Santos perde para o Novorizontino e deixa ponta do Campeonato Paulista

Único jornal diário gratuito no metrô

Cinco dias depois da morte de Coutinho, terceiro maior artilheiro da história do Santos e maior parceiro de ataque que Pelé já teve, o time alvinegro não conseguiu homenagear o ídolo como gostaria na noite desta sexta-feira, no Pacaembu, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. 

A equipe acabou sendo surpreendida pelo Novorizontino e foi derrotada por 1 a 0, em resultado que a fez cair para a vice-liderança do Grupo A e também deixar o topo geral da competição, com 23 pontos – o novo líder é o Red Bull Brasil, com 24, que horas mais cedo bateu o São Bento por 3 a 2, em Campinas.

Com todos os jogadores vestindo uniformes com o rosto de Coutinho desenhado na parte frontal da camisa e o seu nome inscrito nas costas, o time santista entrou em campo depois de o Comitê de Gestão do clube entregar uma placa aos familiares do ex-atacante no gramado do estádio paulistano. Nas arquibancadas, a torcida exibiu uma bandeira com o rosto do ídolo e bexigas com as letras que formavam o seu nome.

Entretanto, a atuação da equipe santista ficou longe de fazer jus à história gloriosa do artilheiro de 368 gols em 457 jogos pelo clube, cujo time ainda amargou a sua primeira derrota como mandante neste Paulistão, sendo que ostentava 100% de aproveitamento em partidas em casa. De quebra, a equipe perdeu uma invencibilidade em confrontos no Pacaembu que durava desde 12 de novembro do ano passado, quando foi batida por 1 a 0 pela Chapecoense, no Brasileirão.

Com a promessa de ser ofensivo, o Santos quase tomou o primeiro gol aos 8 minutos em cobrança de escanteio fechada de Paulinho que por pouco não entrou no canto esquerdo de Vanderlei, que precisou se esticar para praticar a defesa. 

Aos 30 minutos, Felipe Marques partiu pelo lado esquerdo do ataque, deu uma bela finta seca em Victor Ferraz e tocou para Murilo Henrique, que também se livrou da marcação antes de chutar cruzado e ver a bola bater no pé da trave esquerda de Vanderlei e entrar.

Foto:Newton Menezes AE