Governo de São Paulo faz homenagem a comunidade de escola alvo de massacre

O governador do Estado de São Paulo, faz homenagem com entrega de Medalhas MMDC – Caetano de Campos, aos profissionais e instituições que se destacaram no atendimento às vítimas do episódio ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Local: São Paulo/SP Data: 28/03/2019 Foto: Governo do Estado de São Paulo
Único jornal diário gratuito no metrô

Nesta quinta-feira (28), o governador João Doria entregou, no Palácio dos Bandeirantes, 29 Medalhas MMDC – Caetano de Campos aos alunos, profissionais e instituições que se destacaram no atendimento às vítimas do episódio ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano.

Os homenageados foram lembrados pelas ações relevantes no enfrentamento, proteção, socorro e amparo às vítimas e seus familiares durante a tragédia ocorrida no dia 13 de março.

“As pessoas perguntam se o que aconteceu em Suzano é um problema de segurança, de educação ou que tipo de problema é esse. Não é um problema da escola, não é um problema meramente de segurança. Isso vai muito além e nós precisamos olhar cada vez mais para a raiz do que aconteceu, pois não podemos deixar passar em branco toda essa tragédia”, destacou o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Entre os homenageados, estão as merendeiras que protegeram cerca de 50 alunos dentro da cozinha durante o tiroteio, a aluna que lutou com um dos atiradores, o policial em licença médica, vizinho da escola que, à paisana, foi ao local após ouvir os primeiros tiros, representantes de hospitais que ofereceram atendimento médico às vítimas e policiais da Força Tática que chegaram rapidamente à escola (a lista completa pode ser conferida abaixo).

“Este gesto do Governo de São Paulo não traz vidas de volta, mas reconhece o apoio daqueles que ajudaram a evitar que essa tragédia fosse ainda maior”, declarou Doria. Ele lembrou a ação rápida de atendimento dos policiais militares, a atitude das professoras de “trancar” com móveis as portas do centro de línguas e das merendeiras que esconderam alunos na copa, além dos hospitais que ajudaram a salvar as vidas dos feridos.

O governador também destacou o esforço da escola para retomar as aulas e a execução das obras de revitalização para que “possa ser não a memória de uma tragédia, mas a lembrança de algo que não mais deve acontecer no nosso país”.

Foto:Governo de São Paulo