Período chuvoso deste ano em SP termina com 14% queimadas a mais

Único jornal diário gratuito no metrô

O período de chuvas terminou com um aumento de 14% no número de queimadas, no Estado de São Paulo, em relação ao ano passado. De 1º de janeiro a esta quarta-feira, 3, foram registrados 220 focos de incêndio no Estado, contra 193 no mesmo período de 2018. Em 2017, também houve menos queimadas no período: 189, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Se considerado todo o verão, de 22 de dezembro de 2018 a 20 de março deste ano, o aumento de queimadas é ainda maior, de 25,6%. Foram registrados 168 focos no verão passado e 211 neste.

Apesar de o primeiro trimestre deste ano ter sido bastante chuvoso na capital paulista, acima da média histórica, e também na região litorânea, no resto do Estado não ocorreu o mesmo. Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, as chuvas deste ano foram mal distribuídas, chovendo menos em regiões mais sujeitas às queimadas, como no interior. Na região de Campinas, por exemplo, o índice de chuvas atingiu apenas 75% da média esperada neste verão. Com a entrada do tempo mais seco, a previsão é de que o número de queimadas continue em elevação no Estado.

Foto:Thiago Queiroz AE