Estação Campo Belo do Metrô entra em operação reduzida, das 10h às 15h

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O governador de São Paulo, João Doria, e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, entregaram nesta segunda-feira (8) a estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, concluindo, assim, as obras de todas as 11 novas estações e 11,5 km da ampliação do ramal.

Durante a primeira semana de operação, a estação Campo Belo, localizada na Avenida Santo Amaro, na esquina com a Roberto Marinho, vai funcionar em operação reduzida, das 10h às 15h, com cobrança de tarifa.

Esse formato consiste na maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de operação da estação. Já a partir de sábado (13), a estação Campo Belo passa a funcionar em horário normal: de domingo a sexta, das 4h40 à 0h00, e aos sábados, das 4h40 à 1h.

A estação Campo Belo é a 85ª da rede metroviária, que conta com 96 km de extensão, em seis linhas. Inicialmente, vai receber 22 mil passageiros por dia e será operada pela concessionária ViaMobilidade.

Com esta inauguração, a Linha 5-Lilás passa a ter 17 estações em funcionamento, ao longo de 20 km de extensão, ligando o Capão Redondo a Chácara Klabin. Além disso, possui conexões entre as linhas 9-Esmeralda, da CPTM, 1-Azul e 2-Verde, do Metrô.

“A primeira boa notícia é que iniciamos os estudos, formalmente, para levar o Metrô até o Jardim Ângela. Hoje, a estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, tem um atendimento de 50 mil usuários, mas a perspectiva é de, ainda este ano, atender até 850 mil usuários por dia. A outra boa informação é que, todas as obras paradas do Metrô serão retomadas em regime de concessão privada”, disse o governador.

No futuro, haverá conexão

direta com a Linha 17-Ouro

A estação recebeu o nome da região em que está localizada: Campo Belo. O corpo da estação e o seu acesso principal estão bem no meio da Avenida Santo Amaro. Para isso, o Metrô construiu dois viadutos de 336 metros de comprimento (um para cada sentido de tráfego da Santo Amaro), que eliminaram a necessidade de cruzamento em nível com a Avenida Roberto Marinho e liberaram o espaço para as escavações e obras.

Ela também foi preparada para, no futuro, receber conexão direta com o monotrilho da Linha 17-Ouro, em obra na Roberto Marinho. Quando este empreendimento estiver pronto, os passageiros poderão acessar a área paga da 5-Lilás por um acesso subterrâneo exclusivo.

Ao todo, a nova estação tem 8,1 mil m² de área construída e 22,5 metros de profundidade, que foram divididos em cinco pavimentos: acesso no nível da rua; saguão de entrada com bilheterias e linha de bloqueios; mezanino superior; mezanino de distribuição; e plataforma que será central. Os itens de acessibilidade são compostos por 20 escadas rolantes, 2 elevadores, piso podotátil e elementos antiderrapantes nas escadas fixas. A estação também conta com bicicletário.

Foto:Governo de São Paulo