Segurança do Metrô de SP conquista o Brasil com a voz e se prepara para carreira solo

Único jornal diário gratuito no metrô

Quando se preparava para subir ao palco na final da primeira edição do The Four Brasil, reality show musical da TV Record, no último dia 27 de março, o segurança do Metrô de São Paulo, cantor e vocalista da Banda dos Seguranças, Ivan Carlos Costa Lima, de 33 anos, estava com o coração saindo pela boca. 

Ao ser anunciado pela apresentadora Xuxa Meneghel, o público foi ao delírio e quando soltou a voz, cantando “Stainway to Heaven”, do Led Zeppelin, ao menos quem estava em casa sabia que ele levaria para casa o prêmio de R$ 300 mil. Depois de cantar a segunda música “Hallelujah” (Leonardo Cohen), veio o que era esperado: Ivan conquistou 79,87% dos votos. E para agradecer, ainda cantou, “Angel” (Robbie Williams).

“Foi um momento ímpar na minha vida. Até então me considerava um cantor, a partir do The Four Brasil, já posso me considerar um intérprete”, contou ao ESTAÇÃO este paulistano da zona leste. Depois de sair vencedor do programa, muita coisa mudou em sua vida, a começar pelo público: “O assédio aumentou, as pessoas se identificaram bastante com minha música”. 

Já as apresentações da Banda dos Seguranças do Metrô, iniciadas em 2010 com o apoio do Departamento de Segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo, passaram a atrair muito mais fãs: antes, entre 1 mil a 1.500 pessoas, agora chega a 5 mil pessoas nas estações onde o grupo se apresenta mensalmente.

E o melhor de toda a história. Ivan assinou, recentemente, contrato com a Universal Music e está formatando a própria carreira solo, que deverá ser lançada em maio. “Sempre sonhei com uma carreira solo, agora acho agora vai dar certo. E quando esse dia chegar, ela [a carreira solo] será lançada com um show na zona leste de São Paulo, região que sempre marcou a minha vida”, prometeu.

E vai continuar no Metrô? Diante desta pergunta, Ivan pensou, pensou e respondeu: “Inevitavelmente, chegará o dia que não vai dar para conciliar. Mas quero deixar uma coisa bem clara. O Metrô sempre foi muito importante na minha carreira e a Banda dos Seguranças foi um marco para a história do Metrô de São Paulo. Ainda somos a mesma coisa. A minha vitória foi a vitória dos meus colegas da banda, da própria segurança do Metrô e da Companhia”, falou com tom de emoção.

Aliás, sempre que falava do Metrô, onde em julho próximo ele vai completar dez anos na área de segurança, Ivan exprimia gratidão. “Sempre sonhei em trabalhar com música e o Metrô me deu estabilidade e apoio. Ela estará dentro de mim até o fim da minha vida”. E completou: “Nosso uniforme é padrão, mas os sentimentos das pessoas não são. A música a partir da banda, mudou muito nosso conceito de segurança”.

Com o sucesso conquistado a partir da sua voz, Ivan – que mora na Vila Curuça, distrito de São Miguel Paulista, é casado e pai de duas meninas, e já tem três fãs-clubes e uma conta oficial no Instagram (@ivanfc) – será, em breve, um grande nome para a música brasileira.

Que é Ivan Carlos

Ivan começou a cantar ainda criança, aos seis anos, em corais de igreja evangélica, depois que seu gatinho de estimação ficou doente e fez uma promessa de cantar na igreja em troca da reabilitação do animalzinho. Participou como palhaço no início da dupla Patati e Patatá e, aos 18 anos, iniciou seus estudos musicais.

Participou do Coral Gospel por três anos como vocalista e regente. Foi morar em Londres em 2005 para tentar cantar em restaurantes, mas acabou sendo deportado do aeroporto pela polícia britânica. Participou do programa Ídolos, passando por todas as eliminatórias, mas nos últimos testes do programa, foi aprovado no concurso do Metrô e optou pelo emprego.

No final de 2010, se uniu a dois colegas de trabalho, também músicos, e resolveram fazer uma apresentação musical em uma instituição de repouso para idosos. Passou a participar de eventos internos no Metrô e, com mais cinco agentes de segurança, criou a Banda dos Seguranças do Metrô (BSM). 

O repertório é diversificado e eclético, que passa por clássicos da música nacional e internacional.

Foto:Divulgação