Governo de SP retoma as obras da Linha 15-Prata do monotrilho

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O governador João Doria, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o prefeito Bruno Covas, vistoriaram nesta segunda-feira (22) a futura estação São Mateus, da Linha 15-Prata do Monotrilho. A visita técnica marcou a retomada das obras para conclusão de quatro estações: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que devem começar a operar em janeiro de 2020. Com essa etapa concluída, a linha vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil, em 13 km de extensão e dez estações.

“A obra está em curso e deverá ser concluída até 31 de dezembro. Em janeiro, iniciam as operações do monotrilho aqui para a zona leste da cidade de São Paulo”, disse Doria. 

Para finalizar as estações, o Metrô precisou relicitar as obras, após rescindir o contrato com a empreiteira Azevedo & Travassos e aplicar multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços.

A nova empresa contratada é a Ster Engenharia, no valor de R$ 47,5 milhões, que também vai concluir a implantação da ciclovia e do paisagismo sob o traçado do monotrilho.

Outro avanço importante anunciado recentemente para a Linha 15-Prata foi a assinatura do contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da Estação Jardim Colonial. As obras devem começar nas próximas semanas e a estação está programada para ser aberta em 2021.

Quando a linha estiver completa até Jardim Colonial deverá atender mais de 400 mil passageiros por dia. Serão 15,3 km e 11 estações, com integração à Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Vila Prudente, e três terminais de ônibus – Vila Prudente, Sapopemba (da SPTrans) e o terminal São Mateus do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP.

O investimento total para a construção da Linha 15-Prata, que interliga a Vila Prudente ao Jardim Colonial, é de R$ 5,2 bilhões.

Linhas de ônibus devem 

mudar após conclusão

A conclusão das estações do monotrilho deve provocar alterações nas linhas de ônibus na zona leste a partir de janeiro. Segundo Doria, as mudanças vão acontecer para que os meios de transportes se completem e deem mais “eficiência e economia de recursos públicos”.

“O Município já começa a estudar readequações de linhas de ônibus para que possa complementar e também ajudar a diluir a população que chega e sai desse entorno”, confirmou Bruno Covas. Também deve haver investimento em reforma de asfalto e iluminação da região, segundo o prefeito.

Foto:Governo de SP