Bolsonaro irá transferir a Ceagesp para SP e Doria anuncia mudança em 2020

Único jornal diário gratuito no metrô

Após sair de reunião no Palácio do Planalto, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta terça-feira, 23, que o presidente Jair Bolsonaro “aceitou” transferir a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para a competência do governo estadual, para que, segundo Doria, a companhia seja transferida de endereço. 

Atualmente ela fica na Vila Leopoldina e é credenciada pelo Ministério da Agricultura. O tucano, que disse não poder revelar onde será o novo local, afirmou que a mudança vai ocorrer até o fim do ano que vem. Doria tem a intenção de privatizar a companhia, assim como o Porto de Santos. 

“A ideia é que todo o programa (do novo local da Ceagesp) esteja concluído até o final deste ano, e já no ano que vem possamos apresentar o novo local e iniciar a implantação do novo Ceagesp”, afirmou Doria. Mudança é prevista até o final de 2020.

Sobre o Porto de Santos, o governador de São Paulo afirmou que o presidente “entende também que é um bom caminho a privatização”, sendo um tema para discussão no segundo semestre do ano, segundo Doria. 

“Mas saio satisfeito e feliz dessa audiência em ver uma posição clara do presidente da República a favor da privatização do maior porto brasileiro que vai permitir novos investimentos e modernização”, disse o governador. “É possível, em menos de 18 meses, após privatização, termos um porto de qualidade internacional”, completou.

Já sobre o destino da área em que a Ceagesp funciona atualmente, Doria relatou que irá abrigar o Centro Internacional de Tecnologia e Informação, o que chamou de “Vale do Silício” brasileiro. “A área continuará sendo do Ministério da Agricultura, mas todas as ações serão feitas com investimento privado”, afirmou o tucano.

Foto: Governo do Estado de São Paulo